Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho se diz surpreso com apoio de João Vicente Claudino à Fábio Abreu

Prefeito diz que o ex-senador sinaliza que estará ao lado de Wellington Dias em 2022

31/08/2020 12:54

A decisão do ex-senador João Vicente Claudino (PTB) em declarar apoio às pré-candidaturas de Fábio Abreu (PL) e Dr. Hélio (PL) pelas prefeituras de Teresina e Parnaíba, respectivamente, não agradou Firmino Filho (PSDB), que esperava ter o empresário no mesmo palanque que o seu nas eleições municipais deste ano.

A decepção do gestor se dá pelo fato de que o PTB, mesmo sendo um parceiro histórico de Wellington Dias em âmbito estadual, também era alinhado ao PSDB na capital, mas agora optou por romper essa relação. Para ele, isso evidencia o empenho do governador pelas pré-candidaturas de oposição.

Firmino Filho (Foto: Arquivo/ODIA)

“Para todos foi uma surpresa (...) Na realidade o PTB agora quebra um equilíbrio e acho que assume, definitivamente um lado, que é o do governo estadual, como sempre esteve. Isso pra gente é salutar, pois sabemos de que lados estão e mostra que essa articulação está sendo feita pelo Palácio de Karnak”, disse o prefeito.

Crítico da interferência de W. Dias nas disputas municipais, citando inclusive a convocação de suplentes para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para acomodar aliados, Firmino entende que este acerto entre PTB e pré-candidatos da base governista antecipa o cenário para a sucessão ao Governo do Estado.

“Acho que está bastante claro que o João Vicente Claudino está alinhado ao governador e toda essa estratégia. Eles estão juntos para 2022, como sempre estiveram em nível estadual, ele sai um pouco das indefinições”, avaliou o político tucano, que ainda colocou em dúvida se o empresário será prestigiado futuramente, ao resgatar outros momentos  em que preferiu estar ao lado dos petistas.

É o caso eleições de 2006, quando W. Dias disputava sua primeira reeleição, o PTB recusou convites da oposição e apoiou o petista. Em 2010, ano em que os petebistas perderam a cabeça de chapa para o PSB e, mesmo acordados com o PSDB, optaram por reforçar o palanque de Wilson Martins. “Existe uma identidade muito grande entre o PTB e o governador Wellington Dias”, concluiu Firmino. 


Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: