Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo do Piauí avalia a negociação de 2,5 mil imóveis públicos em desuso

A intenção é conseguir ativos com as propriedades, que estão desde 2019 passando por um processo de regularização

23/02/2021 17:10

O Governo do Piauí estuda a negociação de mais de três mil imóveis próprios em desuso para a arrecadação de recursos aos cofres públicos. O assunto foi tema de uma reunião, realizada nesta terça-feira (23), entre o governador Wellington Dias (PT), o presidente do  Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas; da Fazenda, Rafael Fonteles; e da Administração, Ariane Sídia.

(Foto: Reprodução/CCom)

Segundo o poder público, a medida visa benefícios aos piauienses. “O Estado possui cerca de 3.200 imóveis, desses, pelo menos 2.500 têm condições de gerar receita, deixando de gerar apenas despesas para o governo, para o povo, para que possamos transformar em benefício e, com isso, estimular a economia”, ressaltou o governador.

(Foto: Reprodução/CCom)

Para isso, as propriedades públicas foram inseridas em um Fundo Imobiliário que tem agilizado, desde o ano passado, a regularização dos mesmos. A ideia é que, após esta etapa, os imóveis possam ser alienados, leiloados, alugados ou até mesmo usados, pela iniciativa privada, para construção de residenciais e programas de habitação, gerando também emprego e renda.

“O Estado está discutindo a vocação dessas áreas para submeter à alienação em procedimentos licitatórios. Agora iremos estudar as áreas, discutir com a iniciativa privada em audiências públicas para que a gente tenha êxito nos processos, afinal de contas quem vai dizer a vocação das áreas são os particulares que se interessarão pela aquisição”, concluiu Chico Lucas.

Fonte: Com informações da CCom
Mais sobre: