Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo prevê reforma da Barragem do Bezerro até janeiro de 2019

A barragem recebeu reparos em abril deste ano, após um aumento repentino do volume de água de chuvas no Piauí.

12/11/2018 15:30

Sete meses após a ameaça do rompimento das paredes da Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas, o Governo do Piauí informou em nota que as obras de reestruturação do local estão previstas para serem realizadas até janeiro de 2019. A barragem recebeu reparos em abril deste ano, após um aumento repentino do volume de água de chuvas no Piauí, deixando mais de 200 pessoas temporariamente desabrigadas. 

De acordo com o Governo do Estado, a situação atual da barragem é estável e não apresenta riscos à população. Contudo, a restauração permitirá deixar a estrutura mais completa e definitiva, evitando assim novos contratempos. Segundo o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, desde o episódio, a barragem recebe constante avaliação.

Governo prevê reforma da Barragem do Bezerro até janeiro de 2019. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

 “Realizamos as ações emergenciais e hoje o local não oferece riscos. Logo em seguida, elaboramos um projeto que foi assinado pelo governador Wellington Dias. Ele foi enviado em junho ao Ministério da Integração Nacional. Estamos ainda no aguardo da liberação de recursos para recuperação total da barragem”, explicou.

Magela esclarece ainda que mesmo não havendo essa autorização até final do ano, as obras devem ser iniciadas com utilização de recursos próprios do Estado. “Nosso governador está ciente da situação e garantiu que as obras devem ser executadas com recursos próprios, caso não haja um retorno hábil do Ministério da Integração”. 

Além da Barragem do Bezerro, outros locais também vão receber uma atenção especial. Entram nessa lista: Barragem do Emparedado, em Campo Maior; Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato; e a Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé.


Por: Nathalia Amaral, com informações da Ccom.
Mais sobre: