Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Iaspi diz ter feito pagamento de abril, mas Sindicato dos Hospitais nega

Diretora-geral do Iaspi afirma que pagamentos estão sendo feitos e diz que rede credenciada deve normalizar atendimentos, sob pena de responsabilização pelo crime de omissão de socorro.

20/07/2018 14:36

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) informou, por meio de nota, que efetuou nesta sexta-feira o pagamento do mês de abril a uma parte da rede credenciada, e que o atendimento aos usuários dos sistemas Iaspi Saúde e Plamta estariam normalizados. 


Daniele Aita, diretora-geral do Iaspi, afirma que pagamentos estão sendo feitos e diz que rede credenciada deve normalizar atendimentos, sob pena de responsabilização pelo crime de omissão de socorro (Foto: Assis Fernandes / O DIA)


"A maior parte dos hospitais já recebeu hoje (20), e o atendimento aos usuários do sistema Iaspi Saúde/Plamta continua acontecendo. Inclusive, o atendimento oncológico está assegurado. A exceção é o Hospital São Marcos, que não está atendendo sequer a urgências/emergências", diz a nota divulgada pelo Iaspi.

A informação, contudo, foi negada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi)

"O Sindhospi vem a público informar que os pagamentos à rede credenciada, referentes ao mês de abril, ainda não foram efetuados. Na última quarta-feira (18), o sistema foi aberto para encaminhamento das faturas, de forma incompleta, diga-se de passagem, pois deixou de fora as faturas referentes a urgência e emergência. Portanto, a suspensão dos atendimentos permanece até que haja a regularização dos pagamentos", diz a nota do sindicato.

Na nota do Iaspi, a diretora-geral do órgão, Daniele Aita, faz um apelo para que as unidades de saúde credenciadas voltem a receber os pacientes dos sistemas Iaspi/Plamta, e cita o caso de um paciente que morreu, insinuando que o óbito ocorreu por conta da omissão de socorro.

“Infelizmente, houve o caso de um paciente que veio a óbito. Lamentamos que tenha chegado a esse ponto, e pedimos novamente a sensibilidade dos diretores dos hospitais para que retornem às atividades“, afirma Daniele Aita.

O Sindhospi, por sua vez, afirma que a morte a que a gestora se refere não ocorreu numa unidade que integra a rede credenciada ao sistema Iaspi/Plamta.

Ainda assim, a gestora alerta que omissão de socorro é crime, tipificado no artigo 135 do Código Penal, e afirma que os hospitais onde essa prática ocorrer devem ser responsabilizados. 

"Diante da regularização do pagamento aos hospitais e clínicas, o Iaspi recomenda aos usuários que se sintam prejudicados que denunciem através da Central do Usuário (3131-6133) das 7 às 19 horas, ou diretamente na Ouvidora do instituto, no horário de funcionamento, informando qual o prestador que não prestou atendimento, para que o instituto possa tomar as devidas providências", acrescenta a nota.

Daniele Aita afirma que os hospitais que não estão atendendo já foram notificados e, caso não retomem os atendimentos, o Iaspi tratará o caso como quebra de contrato, podendo haver o descredenciamento das unidades. "Confiamos que o bom senso vai prevalecer e quem está parado deve retomar o atendimento de imediato”, clama a gestora. 

Atendimento, segundo o Iaspi

De acordo com levantamento do instituto feito junto à rede credenciada, através do sistema de informatização do Iaspi Saúde/Plamta, na última quinta-feira, dia 19 de julho, um total de 273 credenciados, entre clínicas, hospitais e laboratórios prestaram atendimento aos usuários do sistema, realizando 1.107 consultas e 1.526 exames realizados. 

Já nesta sexta-feira, dia 20, até as 10 horas, 189 prestadores estavam atendendo o sistema, tendo efetuado um total de 417 consultas e 1.099 exames, até aquele horário. 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: