Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Juízes federais do Piauí apoiam Sérgio Moro e criticam foro privilegiado

Nota da Ajufepi destaca que o magistrado é honrado e sério e que não existe motivo para acusação qualquer acusação de favorecimento ou parcialidade.

17/03/2016 12:50

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Piauí (Ajufepi), Daniel Santos Rocha, assinou uma nota pública na qual a entidade manifesta apoio ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, responsável pela condução dos processos na Operação Lava Jato.


Veja a nota na íntegra 

Ontem (16), o magistrado autorizou a quebra de sigilo telefônico de Lula e divulgou gravações de ligações grampeadas entre o ex-presidente e a presidente Dilma Roussef (PT). A atitude foi questionada, já que se trata de uma chefe de Estado. Outras ligações também foram interceptadas, incluindo um diálogo com o governador Wellington Dias (PT).

A nota da Ajufepi destaca que Sérgio Moro é um magistrado honrado e sério. “Não paira nenhuma suspeição ou qualquer acusação de favorecimento ou parcialidade em favor de quem quer que seja, estando suas decisões pautadas na Constituição Federal e nas leis brasileiras, sem interferências políticas e com total independência”, diz a nota.

Os juízes federais do Piauí também questionam a existência do foto privilegiado e defendem que a publicidade dos diálogos de Lula com autoridades da República servem para repensar essa prerrogativa “evitando que certas pessoas possuam tratamento diferenciado de outros cidadãos”, diz a nota.

Lula foi empossado nesta quarta-feira (17) como ministro da Casa Civil, o que lhe daria foro privilegiado para ser investigado apenas pelo Supremo Tribunal Federal, mas logo em seguida uma liminar expedida pelo juiz federal da 4º Vara de Brasília, Itagiba Catta Preta Neto, suspendeu a nomeação.

A atitude deste magistrado também está sendo questionada. Imagens dele em manifestações de apoio à queda de Dilma Rousseff estão sendo compartilhadas nas redes sociais, colocando em xeque a imparcialidade do juiz Itagiba Catta.


Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: