Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lucy Soares defende o fechamento do Hospital de Campanha do Verdão

A deputada entende que a estrutura está sendo subutilizada e que os recursos poderiam ser aplicado em outras unidades mais necessitadas

31/07/2020 11:50

Após visita às instalações do Hospital de Campanha Estadual (HCE), instalado no Ginásio Verdão, em Teresina, a deputada Lucy Soares (Progressistas) defendeu o fechamento da unidade, por entender que a estrutura não oferece os serviços necessários para o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). “Ele não deu certo”, disse em suas redes sociais.

(Foto: Reprodução/Sesapi)

Orçado em cerca de R$ 5 milhões, o estabelecimento de saúde complementar à rede estadual foi inaugurado no final do mês de maio e deveria disponibilizar cerca de 103 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a doença mas, segundo a parlamentar, apenas 20 estão funcionando da forma como deveriam.

“Não conseguiram fazer a canalização do oxigênio. Aqui estão sendo investidos muitos recursos financeiros e humanos, como não está tendo desempenho eficiente é fundamental que esses recursos sejam aplicados em outros locais que estão tendo necessidade”, defendeu a progressista, que integra a comissão de saúde na Alepi.

Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) contesta as informações transmitidas por Lucy Soares. Através da sua assessoria de imprensa, a pasta garante que “não é verdade” a suposta subutilização da unidade de saúde. “O Hospital de Campanha está cumprindo o seu papel”, enfatizou.

BARRADA

Na oportunidade em que esteve no Hospital de Campanha do Verdão e defendeu o seu fechamento, Lucy Soares ainda afirmou a dificuldade para conseguir acesso às dependências da unidade. ‘Fui impedida de entrar e de exercer o meu papel como parlamentar”, disparou.

Em nota, a Sesapi esclareceu que o ingresso da deputada foi restrito à área administrativa, não sendo permitido a entrada no setor onde ficam ficam os pacientes por uma questão de segurança sanitária, já que esse tipo de visita só acontece na presença de um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que estavam ocupados com outra demanda.

Confira o esclarecimento na íntegra:

Sobre a visita da deputada estadual Lucy Soares na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital de Campanha Estadual vem a público informar que: 

A deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno.   

Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões.

Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital. 

Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão.

Referente à visita, também nesta sexta (31), havia no hospital um evento pré-agendado: a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - Coren/PI, na qual a deputada foi convidada a participar.   

O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento. 

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes. 

O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: