Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marina: 'brasileiros poderão dar sua nota para quem está rebaixando o Brasil'

A ex-senadora destaca que a queda da nota de crédito do Brasil mostra a ineficiência do Governo de Michel Temer (MDB).

15/01/2018 10:47

A ex-senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República pela Rede, afirmou, por meio do um artigo, que os brasileiros terão, nas eleições de outubro, a oportunidade de "dar sua nota para quem está rebaixando o Brasil".

A presidenciável Marina Silva (Foto: Divulgação)

O comentário de Marina é uma referência à decisão da agência internacional de risco Standard&Poor's (S&P) de rebaixar a nota de crédito soberano do Brasil de "BB" para "BB-", medida anunciada na última quinta-feira (11), e que coloca o país três níveis abaixo do grau de investimento. Nas outras duas principais agências de classificação de risco, o país continua dois degraus abaixo.

A ex-senadora destaca que a queda da nota de crédito mostra a ineficiência do Governo de Michel Temer (MDB), mas, ao mesmo tempo, dá ao emedebista um pretexto para tomar novas medidas impopulares.

"O efeito político é dúbio: avalia a fraqueza do governo de Temer e mostra que suas medidas não surtiram os efeitos esperados, mas, ao mesmo tempo, dá força ao governo para 'esticar a corda' e propor novas medidas no mesmo rumo das anteriores", opina Marina Silva.

A presidenciável ressalta em seu artigo que o país ainda não conseguiu sair da crise porque o atual Governo não está cortando as regalias dos poderosos e as despesas arbitrárias na administração pública. Em vez disso, acrescenta Marina, o Governo está mais preocupado em favorecer pessoas que deram calotes no Estado e em salvar o presidente Temer e demais políticos investigados na Operação Lava Jato.

"Olhando bem: o governo não enfrentou pra valer os privilégios e gastos abusivos, fáceis de encontrar no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Os escandalosos super-salários, por exemplo. Seu esforço tem sido em outro sentido. Exemplos: tentar mudar a Constituição e acabar com a dita “regra de ouro”; aprovar medidas provisórias que favorecem os maus pagadores do Estado, perdoando multas e juros e dando parcelamentos a perder de vista; liberar emendas para livrar o presidente Temer das graves denúncias de corrupção feitas pelo Ministério Público; enfraquecer a Operação Lava Jato. A lista é grande", critica Marina Silva.

Entenda a classificação de risco

A classificação de risco, ou "rating", é a nota dada a um país, uma empresa, um título ou uma operação financeira para medir o risco de crédito. 

Indica a capacidade que um país ou uma empresa têm de pagar suas dívidas.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: