Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mesmo pressionado, Dias anuncia chapa só próxima semana

Todos os aliados se voltam para cobrar de Dias as definições sobre composição das chapas governistas que irão concorrer nas eleições de outubro.

18/07/2018 06:32

O governador vai usar o prazo das convenções partidárias para anunciar os nomes majoritários e a forma da disputa proporcional nas eleições deste ano. Ao Jornal O DIA, a assessoria de imprensa de Wellington Dias (PT) informou que a previsão é de que as definições sobre o assunto serão informadas apenas na próxima semana.

O pré-candidato a reeleição tem sido pressionado por todos os aliados para definir os nomes que vão compor a chapa governista. Ciro Nogueira, presidente do Progressistas e Themistocles Filho, do MDB, reivindicam que Wellington tome logo todas as decisões.

O prazo para o anúncio termina junto com as convenções partidárias, no dia 05 de agosto. Apesar das expectativas dos partidos da base, Wellington Dias (PT) vem protelando a decisão que estava prevista, primeiramente, para ser anunciada ainda em junho. Segundo a assessoria, o governador ainda usará os próximos dias para se reunir com presidentes e integrantes das siglas.


O governador adia definições para chegar à composição de chapa que quer (Foto: O Dia)

O nome do pré-candidato a vice-governador é uma das definições mais aguardadas. Após o Progressistas ter aberto mão do cargo, o MDB começou a ser visto como o partido natural para assumir a vaga, mas o PT começou, também, a defender o direito de indicar o nome para compor a chapa ao lado de Wellington Dias.

Além disso, o governador precisa informar quem irá ocupar a segunda vaga ao Senado, como também os nomes dos dois suplentes. O PRB, PDT, PT e PSD continuam na disputa pela senatória e o PR disse que quer indicar o suplente de Ciro Nogueira, único pré-candidato confirmado.

A outra decisão polêmica é quanto à proporcional, se será chapão ou se os partidos da base terão que compor chapas alternativas. O PT quer chapa pura, o PTC se coligou com o PC do B na chapinha, o PP e o PR afirmam que estão preparados para saírem sozinhos, mas o MDB não quer abrir mão de uma coligação com todos os partidos.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: