Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministros vêm ao Piauí e visitam tabuleiros litorâneos neste sábado

Os Ministros da Integração Nacional, Antônio de Pádua; e de Minas e Energia, Moreira Franco, desembarcam às 10h30 no aeroporto de Parnaíba.

06/07/2018 13:17

Os Ministros da Integração Nacional, Antônio de Pádua; e de Minas e Energia, Moreira Franco, confirmaram agenda na cidade de Parnaíba, neste sábado, 07. Na oportunidade, eles visitarão o Perímetro de Irrigação Tabuleiros Litorâneos que estão com as obras paralisadas desde 2006, mas já estão aptas a receber recursos do governo federal. O convite partiu do deputado Heráclito Fortes (DEM) e do prefeito Mão Santa.

“Com esta visita, o Ministro da Integração, Antônio de Pádua, poderá conhecer o potencial dos tabuleiros e sua importância para região, possibilitando a liberação de recursos para dar continuidade aos 30% restantes da obra. Feito isso, não tenho dúvidas que a região se tornará uma grande produtora de alimentos, proporcionando, também, a abertura de novos postos de trabalhos e novos negócios”, disso o deputado Heráclito Fortes.

Segundo Heráclito, o Projeto Tabuleiros Litorâneos foi iniciado ainda no governo Sarney e tinha como objetivo dotar a região de condições para se tornar um centro produtor, através de um sistema de irrigação moderno, semelhante ao que existe, hoje, em Petrolina. “Essa obra avançou, chegou a 70% da sua meta, mas parou e se arrastou durante muito tempo”, disse o deputado, que esteve no início de junho com o Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e foi orientado a procurar o Tribunal de Contas da União (TCU) para levantar os problemas que forçaram a paralisação das obras.

“Chegou-se a pensar que existiam irregularidades gravíssimas na sua execução e somente depois de uma análise junto ao TCU, verificou-se que se tratava mais de briga entre empreiteiras do que desmando”, disse Heráclito, ressaltando que, agora, já será possível a retomada das obras.

Os ministros desembarcam às 10h30 no aeroporto de Parnaíba e, acompanhados do prefeito Mão Santa, seguem para a visita aos Perímetro de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos. A visita contará com a presença de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas locais.

Fonte: Da redação
Mais sobre: