Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nordeste quer fazer pacto de ação integrada para combate ao crime organizado

Os nove governadores do Nordeste estarão reunidos hoje em Teresina para discutir sobre segurança pública nos estados do país.

06/03/2018 06:44

Nesta terça-feira (06) os nove governadores do Nordeste estarão reunidos, em Teresina, para discutir sobre a segurança pública nos estados e no país. O principal objetivo é celebrar um pacto de ação integrada, que reúna todas as forças policiais, equipamentos e infraestrutura, para o combate à criminalidade, em especial o crime organizado. De acordo com o governador Wellington Dias (PT), será preciso primeiro uma articulação sobre a criação de um fundo nacional que, somado aos recursos do Tesouro Estadual e da União, possa ser destinado às ações da segurança pública.

“O problema mais grave hoje no Brasil é a segurança pública. Aqui no Piauí nos deveremos ter, primeiro, a busca de um consenso sobre uma proposta do Nordeste. Nós compreendemos que quando se faz uma operação isolada a criminalidade migra para outros estados. Defendemos um fundo nacional que tenha metas para redução da violência no país”, explicou o governador.

Sobre a discussão do assunto a nível regional, o governador comentou sobre o pedido de reforço do quadro da polícia militar feita pelo secretário de Segurança Fábio Abreu. “Temos que avaliar a capacidade do Estado, mas dentro da legalidade. Pedi a Procuradoria Geral do Estado para que pudesse dar um parecer sobre a proposta”, disse.

O fato de o governo está no limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade (LRF) também tem diicultado, segundo Wellington Dias, o reajuste dos salários dos policiais. “Ano passado tiveram e esse ano terão também. A previsão é que o estado saia da LRF no primeiro quadrimestre, então, a expectativa é que em maio passamos aplicar o índice de reajuste”, pontuou.

Por: Ithyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: