Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nos 21 anos do Mercado da Piçarra, permissionários cobram reforma

Segundo o permissionário Evaldo Costa, um dos principais problemas existentes no mercado é com o teto, que apresenta inúmeras fissuras e perfurações.

27/06/2015 14:31

Localizado numa região estratégica do Centro-Sul de Teresina, o Mercado da Piçarra completa neste mês 21 anos de existência. E mesmo com o seu inestimável valor histórico para a capital, o local continua esquecido pela Prefeitura, conforme denunciam os permissionários.

Na manhã desta quinta-feira (25), durante um café da manhã em comemoração ao aniversário do mercado, os feirantes relataram que, desde a sua inauguração na década de 90, o espaço recebeu pouquíssimos investimentos destinados a melhorar sua estrutura física. Por conta disso, os trabalhadores reclamam que muitos clientes deixaram de frequentar o local, gerando um grande prejuízo para todos.

Segundo o permissionário Evaldo Costa, um dos principais problemas existentes no mercado é com o teto, que apresenta inúmeras fissuras e perfurações. Mas existem ainda outras adversidades graves, como a falta de iluminação e de climatização adequadas, e a deterioração da rede elétrica.

"No período chuvoso, como o teto está cheio de goteiras, o mercado fica alagado quase todo dia, e muitos clientes deixam de vir fazer compras. Sem falar no risco que nós corremos. Por conta desses vazamentos, a instalação elétrica já pegou fogo várias vezes, até porque é uma fiação muito antiga", detalha Evaldo Costa.

O vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) esteve no local e se comprometeu a cobrar mais agilidade da Prefeitura de Teresina na execução da reforma. "Os trabalhadores do mercado fizeram esse café de comemoração também com o objetivo de alertar o poder público para a necessidade de reforma do espaço. Há muito tempo se fala no projeto da obra, mas até agora nada de concreto foi feito. E nós sabemos que o papel do Poder Executivo é justamente fomentar esse tipo de empreendimento, gerando emprego e renda para a população", opina Paulo Roberto.

O vereador petebista ressalta que, além de possibilitar um ambiente mais confortável e higiênico para clientes e trabalhadores, a reforma do mercado também é importante para valorizar o patrimônio histórico de Teresina. "Hoje, muitas pessoas reclamam da bagunça e até do mal cheiro que exala em alguns locais do Mercado da Piçarra. Isso acaba afastando os clientes e prejudicando os permissionários. Essa obra é importante, portanto, para resgatar o hábito saudável que as pessoas tinham de frequentar os mercados públicos, e que muitos têm abandonado", conclui Paulo Roberto da Iluminação.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul afirma que falta apenas realizar uma atualização orçamentária da obra para que, enfim, a licitação seja realizada. 

Fonte: Da Redação
Mais sobre: