Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pesquisa aponta empate técnico entre candidatos de Piripiri

Candidata do PTB, Jove Oliveira aparece com pequena vantagem sob Luiz Meneses

26/08/2016 07:06

A radialista Jove Oliveira aparece em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de Piripiri. A estreita margem favorável à candidata do PTB, de menos de um ponto percentual (0,96%) aponta um empate técnico, dentro da margem de erro, que é de 4,8% para mais ou para menos. Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, feita pelo Instituto Data AZ, a candidata do PTB está à frente do ex-prefeito Luís Meneses, do PMDB.

Na sondagem espontânea, quando o eleitor declara o voto sem que lhe sejam sugeridos nomes, Jove tem 35,66% das intenções de voto, enquanto Luiz Meneses tem 34,70%. Os eleitores indecisos na sondagem espontânea somam 23,86%. Por indecisos, consideram-se os eleitores que não sabem nem opinam (21,93%) e nenhum candidato (1,93%).

Brancos e nulos, na pesquisa espontânea chegam a 4,82% e dois candidatos foram citados por menos de 1% dos entrevistados: Odivaldo, com 0,72% e Tibério César, com 0,24%.

30% dos eleitores afirmam que não votariam em Luiz Meneses

Com 30,12% dos eleitores declarando que não votariam nele de jeito nenhum, Luiz Meneses é o mais rejeitado entre os candidatos à Prefeitura de Piripiri. Jove Oliveira, a segunda mais rejeitada, fica 5,78% pontos percentuais abaixo do oponente, com rejeição de 24,34%.

Tibério César tem pouco desempenho nas intenções de voto, mas na rejeição está com um número grande: 16,63% dos eleitores ouvidos não votariam nele de jeito nenhum para ser prefeito. Os que não rejeitam nenhum candidato ou não sabem nem opinam sobre em quem não votariam somam 28,92%.

Eleitor de Piripiri anda insatisfeito e indiferente

Apesar de a campanha eleitoral ter se iniciado há bastante tempo, o eleitor de Piripiri está insatisfeito e indiferente em relação à política. A pesquisa Data AZ, realizada nos dias 15 e 16 de agosto, apurou que sete em cada dez eleitores sentem-se desmotivados. Entre os entrevistados, chegam a 72,06% os que estão insatisfeitos (34,22%), muito insatisfeitos (23,61%) e indiferentes (16.37%). Os que se consideram satisfeitos chegam a 23,61% e os muitos satisfeitos apenas 0,96%, Os que não sabem nem opinam são 3,37%.

Fonte: Jornal O Dia
Mais sobre: