Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prioridade de vacinação para universitários da área de saúde é aprovada pela Alepi

Texto ainda precisa ser sancionado pelo governador Wellington Dias para ter efeito de lei

25/03/2021 14:13

Estudantes universitários de cursos da área de saúde, em regime de internato ou de atendimento ao público, deverão ter prioridade nas campanhas de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em todo o estado do Piauí, é o que dispõe um Projeto de Lei Ordinário (PLO) aprovado na última quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa (Alepi).

Segundo o deputado Marden Menezes (PSDB), autor da proposta, a intenção é dar mais segurança para este público que atua na linha de frente de combate à doença no estado. “Eles precisam de imunização, para continuar salvando vidas, assim como os profissionais já graduados”, argumenta o parlamentar. 

(Foto: Divulgação/FMS)

O texto, aprovado pelo parlamento estadual mas ainda aguardando a sanção do governador Wellington Dias (PT), estabelece que, para ser contemplado e ser incluído nos grupos prioritários para a imunização contra a Covid-19, o estudante precisará comprovar o vínculo com a instituição de saúde onde cumpra o estágio, trabalhe ou preste algum tipo de atendimento à população.

Antes disso, o deputado Dr. Hélio (PL) também havia solicitado à Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) a avaliação da possibilidade, através de uma nova resolução, incluir internos de cursos da área da saúde em unidades públicas do estado, também pudessem ser incluídos no plano de vacinação em execução.

“Entendo a dificuldade que decorre da quantidade limitada de vacinas disponíveis mas, como médico e sensível aos estudantes que estão contribuindo na linha de frente, acredito ser de extrema prioridade a vacinação de todos os profissionais que estão cuidando diretamente de pacientes contaminados”, disse o parlamentar.

Fonte: Com informações da Alepi
Mais sobre: