Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT decide que fará alianças, mas não define nome para vice de Amadeu

Após intenso debate e discussões acaloradas, não ficou definido se o partido vai encabeçar a chapa, ou se indicará um vice

18/06/2016 15:13

Terminou sem um posicionamento a reunião do diretório municipal do PT em Teresina, que durou toda a manhã e parte da tarde deste sábado (18). Após intenso debate e discussões acaloradas, a plenária de Tática Eleitoral decidiu somente que fará aliança com os partidos da base do governo estadual, como o PTB, mas não ficou definido se vai encabeçar uma chapa, ou ser indicará um vice.

Portanto, continuam as discussões sobre compor uma  chapa encabeçada pelo pré-candidato Amadeu Campos (PTB). O nome dele tem grande resistência das mulheres do PT, que já ameaçaram não lançar candidaturas, como represália à aliança. Isso prejudicaria o partido, que é obrigado a ter uma cota de mulheres candidatas.

Segundo o presidente do Diretório Municipal, Esmerindo da Costa, os dois nomes que surgiram para encabeçar uma candidatura própria continuam postos. “Junior do MP3 e a companheira Assunção Aguiar poderão ser candidatos. Agora vamos sentar e negociar com os partidos aliados”, disse.

Ao PortalODIA, Assunção, que é coordenadora estadual da igualdade social, confirmou que seu nome está à disposição do PT para a candidatura própria, mas não deixou claro se aceitaria ser vice em uma chapa com Amadeu Campos. “Esse será o grande desafio agora e é o que vamos discutir: quem vai compor a chapa e quem vai encabeçar”, afirmou.

O outro pré-candidato, Júnior do MP3, declarou à imprensa que não colocará seu nome como vice e que vai recorrer ao Diretório Estadual, caso o partido opte por aliança com o PTB.

Em um momento da plenária, as mulheres sugeriram o nome da senadora Regina Souza como pré-candidata, mas ela recusou a proposta. “Em hipótese nenhuma eu serei candidata”, teria dito na ocasião. 

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: