Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresa Britto prepara requerimento na Alepi solicitando CPI da Pandemia no Piauí

A deputada afirma ter cinco das dez assinaturas necessárias para a criação da comissão

27/04/2021 14:47

A deputada Teresa Britto (PV) prepara a apresentação de um requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), solicitando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  para investigar supostas irregularidades na aplicação de recursos federais enviados ao estado para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O pedido para instalação de uma CPI se baseia, segundo a parlamentar, em denúncias acerca do mau uso das verbas públicas nas unidades hospitalares da rede estadual. Ela cita como exemplo alguns relatos de servidores da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, onde “até luvas estão faltando”, situação semelhante nas cidades do interior.

Teresa Britto em vistoria ao visita Hospital Infantil de Teresina, quando era presidente da comissão de Saúde da Alepi (Foto: Divulgação/Ascom)

“Não está havendo transparência (...) precisamos realmente saber, e o Governo do Estado mostrar, com o que se gastou para combater a Covid-19. É preciso ter mais transparência, mostrar para a sociedade algo positivo diante de um cenário tão difícil como estamos vivendo”, argumentou Britto em entrevista ao O DIA.

A deputada também fez críticas à forma como o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, tem atuado no combate à pandemia. Ela afirma que o titular da pasta “está mais preocupado em conquistar lideranças políticas do que em gerir a saúde pública”, um sinal de que já estaria “em campanha aberta” para as eleições do próximo ano.

Florentino Neto, secretário estadual de Saúde (Foto: Assis Fernandes/Arquivo/ODIA)

Nossa reportagem tentou ouvir Florentino Neto e o deputado Francisco Costa (PT), líder do governo na Alepi, para maiores esclarecimentos sobre as declarações da requerente de uma CPI da Pandemia a nível estadual, mas não conseguiu contato com nenhum dos dois. O espaço segue aberto para eventuais respostas.

A comissão a nível estadual teria os mesmos moldes da CPI da Pandemia instalada no Senado nesta terça-feira (27) e que, além do presidente e ministros, também deve apurar a atuação de prefeitos e governadores na condução da atual crise sanitária pela qual passa o país e o mundo.

Para ser criada, o documento solicitando a criação da comissão de investigação precisa ter, no mínimo, dez assinaturas apoiando a iniciativa. Contando com Teresa Britto, pelo menos outros quatro parlamentares haviam rubricado a solicitação, inclusive pedindo a subscrição da proposta.

Fonte: Com informações da Alepi
Mais sobre: