Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretário faz apelo e destaca importância da vacina contra o sarampo

As doses da tríplice viral estão disponíveis em todas as salas de vacina do estado.

25/08/2019 10:07

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, fez um apelo aos pais de crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias procurem os postos de saúde mais próximo para tomar a dose da vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo e outras doenças. Segundo ele, o objetivo é evitar a ocorrência de um surto  no Piauí, que já teve o primeiro caso confirmado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Florentino, os pais precisam estar conscientes da importância da vacina, que, ao contrário do que circula em algumas postagens nas redes sociais, não representa danos à saúde dos bebês.

“O que nós estamos vivenciando hoje é a consequência  desse procedimento de desestímulo à vacinação, que a gente vê muitas vezes nas redes sociais.  A vacina, efetivamente, é um produto que  respeita todas as normas cientificas e sanitárias de produção. Foi efetivamente por meio das vacinas que a sociedade se livrou de muitas epidemias. Não podemos relativizar a importância da vacinação”, destacou o secretário.

Atualmente, o Piauí já tem o registro de um caso confirmado e outros sete casos suspeitos de Sarampo. O caso confirmado se trata de um “caso importado”, uma vez que o bebê referente ao caso contraiu a doença enquanto estava em uma viagem em São Paulo. A criança ainda não havia sido vacinada quando adquiriu o Sarampo.

Por: Natanael Souza
Mais sobre: