Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

11 de Agosto: Dia da Televisão; Entenda como surgiu a data

Ao contrário do que você possa imaginar, essa data em nada tem a ver com a invenção do primeiro aparelho televisivo ou o dia da primeira transmissão realizada.

11/08/2018 09:00

Você consegue imaginar o mundo sem a televisão? Mas que um aparelho ligado ao entretenimento, é um item fundamental para a comunicação e informação. Neste sábado, dia 11 de agosto, comemora-se o Dia da Televisão. E ao contrário do que você possa imaginar, essa data em nada tem a ver com a invenção do primeiro aparelho televisivo ou o dia da primeira transmissão realizada. 

Neste sábado, dia 11 de agosto, comemora-se o Dia da Televisão. (Foto: Reprodução)

A data comemorativa, celebrada desde 1958, remete à morte de Santa Clara de Assis, “Padroeira da Televisão”. De acordo com a tradição católica, Santa Clara, por alguma circunstância estava impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal. Enquanto meditava e orava ao menino Jesus, em seu quarto, milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, tudo o que se passava na missa. 

O Papa Pio XII, que via a televisão como um fenômeno extraordinário, na época das primeiras transmissões, comparou essa tecnologia ao milagre vivido por Santa Clara. Assim, sugeriu que o Dia da Televisão fosse comemorado em memória pela morte da santa. Logo, ao longo dos anos, Santa Clara foi atribuída por muitos, como a “Padroeira da Televisão”. 

A televisão é um invento do começo do século XX. O aparelho, que é capaz de transmitir imagens através da captação de ondas elétricas, foi pensado pelo escocês John Logie Baird. Após estudos e tentativas, Baird consegue, em 1925, obter a imagem de um rosto humano, com a definição de 30 linhas – os televisores atuais têm 500 linhas de definição. 

No ano seguinte, o modelo foi apresentado para cientistas na Royal Institution. A qualidade foi criticada, mas o princípio da TV, aprovado. Assim como ocorreu com a fotografia e o cinema, por exemplos, paralelamente na mesma época outros inventores também estavam trabalhando em cima de um aparelho semelhantes. Por isso, na invenção da televisão, destaca-se ainda o russo-americano Vladimir K. Zworykin que desenvolveu a televisão eletrônica no ano de 1929. 

No Brasil a televisão vai chegar anos depois, na década de 1950, através do empresário Assis Chateaubriand. Ele foi o responsável por fundar a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Ele primeiro construiu uma emissora e só depois lembrou que era preciso importar aparelhos receptores para que os brasileiros tivessem a chance de ver TV. A PRF-3, TV Tupi de São Paulo, foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, e a TV Tupi do Rio, em 20 de janeiro de 1951. 

A televisão chegou ao Brasil na década de 1950, através do empresário Assis Chateaubriand.  (Foto: Reprodução)

Em todo o mundo, a televisão só foi funcionar plenamente depois da Segunda Guerra. Passado os anos do conflito, os Estados Unidos, em 1960, conseguiu eleger seu presidente após um debate, em que um candidato usava terno claro (Richard Nixon) e o outro (John Kennedy), terno escuro. Nixon transpirava muito e Kennedy transmitia jovialidade e simpatia. Anos depois, o assassinato de Kennedy e a renúncia de Nixon foram os momentos mais marcantes da TV, em um contexto mundial. A partir daí, a televisão passou a mobilizar multidões em finais de Copa do Mundo, capítulos de novelas, coberturas jornalísticas e até permitiu que 600 milhões de pessoas pudessem acompanhar a chegada e os passos do homem na Lua.

Curiosidades do mundo da telinha 

- Até 1927 as transmissões se limitavam a figuras sem definição e imagens sem estabilidade. Quem primeiro conseguiu transmitir imagens estáveis de um lugar para outro foi o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth, inventor do tubo dissector de imagens.

- A primeira transmissão de TV no Brasil ocorreu em 10 de setembro de 1950. Na época, apenas 200 aparelhos de televisão estavam instalados em São Paulo.

- A primeira transmissão da TV brasileira seria feita com três câmeras, mas uma delas quebrou pouco antes do evento. O diretor Jorge Edo então decidiu levar o cenário do estúdio em que ela estava para outro e deixar uma câmera móvel, a cargo do cinegrafista Walter Tasca. A ideia, felizmente, deu certo, e a transmissão transcorreu sem maiores problemas.

- Hebe Camargo foi convidada por Assis Chateabriand para cantar o "Hino da Televisão" na primeira transmissão, mas faltou e acabou substituída por Lolita Rodrigues. Há várias versões para o motivo de ela ter faltado - uma das hipóteses é que ela tenha ido acompanhar seu namorado da época a uma premiação.

- O primeiro telejornal brasileiro se chamava "Imagens do Dia" e ia ao ar pela TV Tupi, a primeira emissora fundada no país. A primeira novela diária brasileira, no entanto, foi transmitida pela TV Excelsior, em 1953. "25499 Ocupado" era o nome da trama.

- O primeiro país a adotar a cor em seus aparelhos foram os Estados Unidos em 1955. Seu sistema foi baseado numa série de experiências da National Television System Committee, de onde vem a sigla NTSC. Por ter sido o pioneiro, o sistema apresentou algumas deficiências. Apenas em março de 1972 foi realizada a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.

- Sabe a "Terezinhaaa? Aquela que Chacrinha gritava e o auditório respondia: "Uuhuhuu"! Ela não era uma ex-namorada nem uma funcionária querida de Abelardo Barbosa. O chamado era um bordão adotado pelo apresentador para chamar um dos anunciantes no programa sem parecer um merchan descarado. A marca de água sanitária Clarinha faliu e ele trocou de nome. Ele também gostava de promover os concursos mais inusitados como "A Mais Rápida Datilógrafa" ou "O Cão com Mais Pulgas". Sabe quem levou o título de "A Criança Mais Bela do Brasil"? Angélica, em sua primeira aparição na TV.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: