Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense compete com mais de 26 mil pessoas e ganha maratona de programação

Ele e mais quatro programadores ganharam viagens para São Francisco (EUA)

25/08/2019 17:12

Um piauiense foi um dos vencedores da maratona Behind The Code, competição de programação organizada pela IBM. Jefferson Henrique Camelo Soares, 27 anos, é de Teresina e competiu com mais de 26 mil programadores de todo o Brasil. Ele e mais quatro programadores ganharam viagens para o IBM Watson Experience Center, em São Francisco (EUA), onde terão uma semana de imersão para desenvolverem habilidades e estarem em contato com tecnologias de ponta.

Jefferson é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e tem mestrado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desde bem cedo já começou a trabalhar na área, com estágio em paralelo à graduação, graças a uma grande oportunidade de aprendizado que uma empresa local proporcionou.

Ele e os outros ganhadores estiveram entre os cem finalistas da competição, que passaram o fim de semana na Praia do Forte, na Bahia, com tudo pago pela IBM, onde participaram da grande final, que aconteceu no evento IT Forum+. A seleção dos vencedores foi baseada no tempo e na qualidade dos códigos, cuja taxa de assertividade mínima foi de 80%.

A competição de codificação, que começou no dia 6 de julho, teve como foco o desenvolvimento de tecnologias disruptivas como AI, IoT, Blockchain e Kubernetes, entre outras, a partir de nove desafios. A partir disso, os programadores puderam criar sistemas para validação digital de diplomas, auxiliar investidores, ensinar inglês ou matemática e até mediação judicial.

Fonte: Ascom IBM
Edição: Glenda Uchôa
Mais sobre: