Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto de impressora que não usa tinta recebe investimento milionário

Sob a marca Inkless, a impressora usa um laser infravermelho para carbonizar a superfície do papel e gravar as informações

13/04/2018 09:38

á pensou em quanto você gasta com cartuchos de impressão? Por mais baratos que sejam, eles se tornam despesas constantes na vida de qualquer um que tenha uma impressora. E uma alternativa para acabar com esses gastos pode estar mais perto da realidade. A Tocano, startup que desenvolveu uma técnica de impressão sem tinta, recebeu um financiamento anjo de 1,2 milhão de euros. O valor servirá para ajudar a empresa a atingir o que eles chamam de “performance de impressão competitiva”.

O método da startup permite imprimir documentos em preto e branco sem a necessidade de cartuchos ou de papéis especiais. Sob a marca Inkless, a impressora usa um laser infravermelho para carbonizar a superfície do papel e gravar as informações. A imagem abaixo mostra um protótipo da impressora e um exemplo de uma impressão:

Foto: Divulgação

Atualmente, alguns aparelhos prometem realizar a tarefa de forma parecida, mas existem exigências como usar somente papéis compatíveis. Segundo os desenvolvedores, a Inkless é capaz de imprimir a cor preta em tons tão escuros quanto os das impressoras convencionais. A Tocano foi fundada em 2015 por dois estudantes da Delft University of Technology, na Holanda. Hoje, a startup tem uma equipe de oito funcionários e faz parte de uma incubadora.

Apesar do investimento, a empresa entende que até o final do ano será necessária uma nova rodada para, de fato, construir seu primeiro produto comercial. Detalhes como o valor para venda ainda não foram definidos.

Porém, a empresa já sabe que seu primeiro produto se concentrará no setor industrial. A ideia é reduzir os gastos com etiquetas de códigos de barras e prazos de validade, por exemplo. Só depois é que o produto deverá ser levado para outros segmentos, incluindo os usuários individuais.

Fonte: Terra
Mais sobre: