Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œVento não tem relação com período chuvoso", explica climatologista

Na noite desta segunda-feira (05) uma rajada de vento de 62km/h atingiu Teresina. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 37 emergências foram registradas.

06/11/2018 10:29

Uma forte rajada de vento atingiu a Capital piauiense durante a noite desta segunda-feira (05) e causou transtornos pelas ruas da cidade. De acordo com o climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, o vento atingiu a velocidade de 62 Km por hora. O fenômeno que causou a rajada está atuando em todo o Nordeste e impulsionou a formação de nuvens na Capital. “Essa nuvem tem um crescimento rápido, o que acabou formando rajadas de vento, descargas elétricas e alguma precipitação. Ela tem uma tendência a absorver ar úmido e eliminar ar frio e seco. Esse vento frio e seco que sai do interior da nuvem pode ser intenso, é aí que temos rajadas de vento como a que tivemos ontem”, explica. 


O climatologista explica que o fenômeno de ontem não tem relações diretas com o período chuvoso do Estado, que deve ter início no final do mês de dezembro. No entanto, ele não descarta chuvas nos próximos dias. “Enquanto esse fenômeno estiver atuando no Nordeste existe a possibilidade de pancadas de chuvas. Mas ainda não é o período chuvoso, são chuvas esporádicas e pontuais”, relata. De acordo com o instituto de climatologia Clima Tempo, a manhã em Teresina deve ser marcada por sol e muitas nuvens. Já durante a tarde e a noite pancadas de chuvas devem atingir a cidade. A máxima hoje deve chegar aos 35º C. 

Werton explica que o fenômeno causou chuvas em parte do interior do Piauí, mas que quando chegou em Teresina a nuvem já estava descarregada, o que interferiu na formação dos ventos. “A chuva que não caiu em Teresina caiu em Altos, Campo Maior, Pau D´arco em volumes variados. Mas quando a nuvem chegou aqui, já estava na fase de dissipação, quando já está morrendo. Nessa fase é muito comum as rajadas de vento, o que ocasionou essa rajada de 62Km/h que representa um volume muito intenso para os padrões de Teresina”, relata.   

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Piauí, ao todo a corporação recebeu 37 solicitações de emergências, em sua maioria por conta de árvores e placas que caíram por causa da força do vento. A porta-voz do corpo de bombeiros, major Najra Nunes, comenta que até o início da manhã desta terça-feira (06) 12 ocorrências já haviam sido atendidas. “Foi feita uma triagem e nós atendemos primeiro as com maior prioridade. A maior parte dos acidentes foram por conta de árvores caídas. Não tivemos danos humanos, somente danos materiais”, explica a bombeira. 



As quedas de árvores acabaram impactando diretamente na rede de fiação da Cepisa. Vários bairros da cidade ficaram sem energia, principalmente nas zonas Sul e Norte. Ao todo, o transtorno provocou o bloqueio de três alimentadores de Subestações da Capital, o que acarretou no interrompimento do fornecimento de energia.  A distribuidora informou através de nota que equipes estão mobilizadas para garantir o restabelecimento da energia. “Até às 23h, cerca de 75% dos clientes afetados já tiveram fornecimento regularizado e os demais estão sendo atendidos durante toda a madrugada, de acordo com a prioridade de cada caso”, diz a nota.

Veja mais vídeos e fotos:





Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano com informações de Ananda Oliveira
Mais sobre: