Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

84% dos atendimentos de acidente de trânsito envolvem motocicletas

Nos primeiros oito meses de 2018, o número de casos chega a 5.791. Entre as causas mais comuns de acidentes é o uso do aparelho celular.

20/09/2018 16:36

Os acidentes envolvendo motocicletas ocupam o primeiro lugar nos atendimentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Nos primeiros oito meses de 2018, o número de casos atendidos chega a 5.791, o que corresponde a 84%. No total, 6.873 pessoas foram atendidas por acidentes de trânsito, sendo 9% decorrente de atropelamento, 5% de acidentes de carro e 2% por outros motivos. 

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, os índices preocupam por ser acidentes evitáveis. “Às vezes é a falta de equipamento de segurança, como o capacete, o uso do celular, e o consumo de bebidas alcoólicas”, conta. 

84% dos atendimentos de acidente de trânsito envolvem motocicletas. (Foto: Arquivo O Dia)

Segundo o diretor uma causa comum de acidentes no trânsito entre pedestres, motoristas e motociclistas é o uso do aparelho celular. “É um denominador comum. É motorista que tá no celular e não vê o motociclista. Pedestre que não atravessa na faixa. Ou seja, coisas que poderiam ter um pouco mais de atenção e não tem. Acaba resultando no alto número de acidentes”, afirma. 

Dados do HUT apontam que mensalmente o hospital gasta R$ 15 milhões por mês. Deste montante, cerca de 2/3 da verba (aproximadamente R$ 5 milhões), é destinada a cirurgias ortopédicas por acidentes de trânsito. 

Em 2017, foram realizadas mais de 800 cirurgias ortopédicas por mês e cerca de 90% desses procedimentos são em pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo por causa de motocicletas.

Óbitos

Em contraste, um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde aponta que houve uma diminuição do mortes no trânsito em Teresina. De acordo com a pesquisa, houve uma redução de 22,5% nos óbitos causados por acidentes de trânsito na capital, entre os anos de 2010 a 2016. 

O diretor geral do HUT, o número de pessoas que ficam com sequelas é tão preocupante quanto o número de acidentes. “Esse índice poderia ser diminuído como um todo. São precauções que se tomadas mudariam a situação. Apesar da diminuição nos óbitos, os acidentes ainda são alarmante”, afirma Gilberto. 

Segundo levantamento, no Brasil a redução de mortes no trânsito é de 27,4%. O estudo compreende os anos de 2010 a 2016. Os cinco primeiros estados que lideram o ranking com maior número de redução foram, Aracaju (SE), com 57,1%; Natal (RN), com 45,9%; Porto Velho (RO), com 43,5%; Salvador (BA), com 42,4% e Vitória (ES) com 42,1%.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Geici Mello
Mais sobre: