Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Amigos combinam fantasias e se reúnem para curtir carnaval

Amizade a toda prova é renovada e fortalecida em meio à alegria carnavalesca do Corso de Teresina.

18/02/2019 07:53

Uma das datas mais esperadas do ano é o carnaval. A folia de momo é um ótimo momento para quem quer reunir os amigos e usar a criatividade na elaboração das fantasias. Na Capital, o Corso de Teresina reúne milhares de pessoas todos os anos e é destaque pela ousadia e alegria dos foliões, que não medem esforços para se destacarem nas fantasias escolhidas. Essa também é uma excelente oportunidade para os amigos se reunirem e festejarem.

O empresário Ernan Saldanha curte a folia com os amigos de infância desde 2012, quando o Corso de Teresina entrou para o Guinness Book como o maior desfile de carros enfeitados do mundo. O grupo não ficou de fora e, na época, garantiu também seu caminhão. “A turma sempre foi muito grande e nos reunimos desde o ano de 2012. No primeiro ano fomos de caminhão, com o tema cabaré. No ano seguinte fomos de cowgirl. Na terceira vez decidimos ir a pé dividimos a turma e fomos metade de havaiana e metade de power girl. Nos anos seguintes fomos de baiana, de joaninha e ano passado Mulher Maravilha, por ser mais fácil de fazer”, comenta.


Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A turma é formada por amigos de infância e, inicialmente, eram em torno de 60 membros. Ao longo dos anos, alguns foram deixando de ir e o grupo deu uma reduzida. Apesar disso, a animação e empolgação permanece e o carnaval continua sendo uma das melhores datas para reunir os amigos. “Nos reunimos praticamente sempre. A turma hoje está mais dispersa, mas sempre que no encontramos a folia é grande. Nos reunimos além do corso, marcamos viagem para Luís Correia, festa junina, onde fazemos nossa própria quadrilha. Hoje, o corso deixou de ser aquela brincadeira, diminuiu bastante. Antes, todo mundo ficava eufórico para fazer caminhão, mas agora perdeu mais a essência do que era, mas ainda é muito gostoso brincar e se diverti. Também é um lugar que reencontramos muitos amigos, principalmente pelo fato de ficarmos sempre no mesmo lugar, então as pessoas sabem onde estaremos”, enfatiza Ernan Saldanha.

O programador em Tecnologia da Informação, Gustavo Lustosa, também é um dos que reúne toda a turma para curtir as festas de carnaval. Ele explica que junta amigos de faculdade, trabalho e escola cola, além dos agregados. No total, quase 30 pessoas saem para aproveitar as festividades do maior corso do mundo. “A gente se reúne para o corso desde 2016 e estamos indo para a 4ª edição. Eu que mobilizo os amigos de universidade, escola e trabalho e quem vai leva mais pessoas, os amigos dos amigos, ficando uma turma de 25 a 30 pessoas. O que é legal é essa tradição que eu e meus amigos temos de irmos para o corso, essa integração, que é um momento que todos se reúnem. Algumas pessoas são do interior do Piauí e costumam viajar para lá no carnaval, então o corso meio que acaba sendo o único dia que está todo mundo reunido”, frisa Gustavo Lustosa.


Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Se planejar, dá certo

O empresário Ernan Saldanha conta que a temática é discutida entre os membros do grupo, em geral entre os homens, que são os que costumam se fantasiar. Os temas são variados, como desenho animado, novela, ou algum assunto que esteja em ênfase. “Na época do caminhão era algo mais demorado para organizar, porque tinha que encontrar o caminhão, decorar, comprar bebidas. Por conta de valor e até de tempo para organizar, não vamos mais de caminhão. Quando começamos tínhamos 21 anos, agora todo mundo trabalha, não temos mais tempo para tanta folia como antigamente”, conta.

Hoje, Ernan Saldanha explica que o grupo de amigos resolve as questões de bebidas em um único dia. Eles usam um carrinho de supermercado que adaptaram em forma de térmica para levar o que irão consumir durante a festa. O local que costumam ficar também é o mesmo todos os anos, o que permite que outros amigos os encontrem.

Já Gustavo Lustosa conta que o planejamento da fantasia acontece quando o grupo vivencia algo ao longo do ano. A preparação e a forma como compram as fantasias e bebidas também é feita às vésperas da festa. A bebida também é comprada um dia antes ou até mesmo horas antes do grupo descer para a avenida. A conversa é combinada por meio de um grupo de mensagem instantânea, onde os integrantes trocam ideias e combinam os detalhes do encontro.


Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal 

“Às vezes, por falta de dinheiro a pessoa fabrica a própria fantasia, mas há quem consegue comprar ou até mesmo alugar. Como é um grupo muito diversificado e grande é até difícil combinar com antecedência. Isso dá mais certo com três ou quatro pessoas, que se juntam para fazer uma fantasia. O tema geralmente é algo que está em alta e ou bastante comentado, mas, no geral, vai cada um do seu jeito. Esse é o momento principal para nos encontrarmos, nenhuma outra data reúne tanta gente como o carnaval, por isso é um dia muito importante para o nosso grupo”, fala o programador de TI.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: