Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artista de rua diverte motoristas na Av. Frei Serafim com boneco dançante

O colombiano Noag Ortiz viaja há dois anos pelo Brasil, mostrando o seu trabalho com marionetes.

11/05/2018 11:49

Quem passa pelo cruzamento da Avenida Pires de Castro com a Avenida Frei Serafim escuta logo o som de uma música de tom grave, em ritmo animado e dançante. Para descobrir de onde vem o ritmo, é preciso olhar para o chão, onde um pequeno boneco dança e canta 'Let's Twist Again'. 


O trabalho com a marionete é feito pelo Noag Ortiz, artista de rua que há 15 dias agita os cruzamentos da Frei Serafim. Ele é colombiano e viaja pelo Brasil desde 2015, conhecendo as cidades e mostrando para o povo a sua arte e seus bonecos. "Eu vim para conhecer o Museu Giramundos (Belo Horizonte, Minas Gerais), porque é o maior museu de marionetes da América Latina. Depois disso eu me encantei e resolvi ficar para aprender outras técnicas e mostrar meu trabalho", conta Noag. 

Foto: O Dia/Elias Fontenele

O colombiano tem 31 anos e há dez trabalha com arte circense, mas abandonou o circo para viajar o Brasil. E foi em uma dessas viagens que Noag aprendeu a arte das marionetes. "Um amigo me ensinou e eu gostei muito. Hoje eu já trabalho sozinho, sei fazer meus bonecos e estou ganhando dinheiro com isso", explica. 

Noag conta que as pessoas ficam sorrindo quando o veem. “Elas transmitem uma energia muito boa, principalmente as crianças. O boneco também transmite uma alegria muito boa. Quando eu percebo isso, fico com uma satisfação enorme, porque sinto que eu estou fazendo bem o meu trabalho", diz orgulhoso. 


O artista já está de partida de Teresina. Sua próxima parada é Goiânia, onde participa de um encontro com outros artistas, e depois vai para São Paulo, sua última parada antes de voltar para casa e rever a família. "Já passei muito tempo por aqui, já está na hora de eu voltar para a Colômbia. Depois vou conhecer outros lugares", revela.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: