Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Casa desaba na Vila da Paz por conta das chuvas; segunda residência em 4 dias

Ninguém ficou ferido. Área já vinha sendo monitorada e a família estava abrigada na casa de um vizinho.

18/05/2021 12:45

Mais uma residência desabou na Vila da Paz, na zona Sul de Teresina, devido às chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. Desta vez, a casa ficava localizada na Rua do Além e já se encontrava sob monitoramento da Prefeitura para o risco de desabamento. Ninguém ficou ferido. A família que vivia no local estava abrigada na casa de um vizinho desde o último dia 14, quando outra residência nas proximidades veio a baixo e se constatou o risco do desabamento.


Leia também: Chuvas em Teresina: muro desaba e destrói casa na Vila da Paz 



Foto: Reprodução/Youtube

Equipes da Prefeitura estiveram no local para averiguar a situação. Em conversa com o repórter Tony Silva, da O Dia TV, o superintendente da SAAD Sul, Alípio Paiva, informou que a área onde ficava a residência era de vulnerabilidade, mas não de risco, e que a família que lá morava se recusou ao cadastro no programa Família Solidária.

“A Dona Josefa, dona da casa, foi assistida pelo nosso assistente social quando chegou a demanda da habitação. Não era uma área de risco, mas de vulnerabilidade. Nós temos o programa de reforma, o Kit Reforma, e convidamos a família para entrar no Família Solidária, mas ela não aceitou. Eles passariam a receber um aluguel de R$ 350 e a cesta básica, mas se recusaram. Vamos conversar com nossos assistentes para tentar incluí-los em outro programa”, disse Alípio.


Alípio Paiva, superintendente da SSAD - Foto: Reprodução/Youtube

Segundo a inspeção da Prefeitura, a casa já vinha com a estrutura bastante danificada e ela ficou ainda mais comprometida por conta da chuva. Com ripas de madeira mantendo a sustentação do teto e algumas partes da parede em barro exposto, a casa veio abaixo nas primeiras horas da manhã de hoje, quando não havia mais ninguém dentro. 

"Caiu e eu não sei o que faço. Eu estou nas casas alheias e o dono precisa da casa dele. Condição de fazer outra eu não tenho, porque eu compro remédio, pago consulta, pago exame, pago luz, gás. Se eu tivesse condição eu já teria arrumado a casa há muito tempo, mas não tive como. A aposentadoria que eu ganho não dá, vai toda pra comprar remédio, gás e comida", diz dona Josefa.

Mas a situação do número 4030 da Rua do Além não é a única que preocupa na Vila da Paz. No cruzamento a Rua Palestina, faltam pelo menos 100 metros de pavimentação para interligar as duas vias. É uma problemática que já fira mais de 30 anos e que acarreta problemas de locomoção aos moradores, inclusive com a dificuldade de acesso para viaturas de socorro.


 Situação das ruas da Vila da Paz - Foto: Reprodução/Youtube

“Não é só a Rua do Além e a Rua Palestina. Temos também a problemática na Rua Uruçuí. Nós precisamos garantir pelo menos a acessibilidade de alguns moradores que se encontram aqui há mais de 30 anos. As pessoas precisam de acessibilidade. Quando o Samu vem pegar alguém aqui, precisa colocar numa cadeira e trazer quatro pessoas ladeira abaixo, correndo o risco, inclusive, de acidentes maiores”, explica o líder comunitário da Vila da Paz, César Júlio.

As equipes da SAAD que estiveram no local afirmaram já estarem cientes da situação e traçando o planejamento para que os dilemas da região possam ser sanados em tempo hábil.

Por: Com informações de Tony Silva, da O Dia TV
Mais sobre: