Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cavalo morre ao cair em bueiro sem tampa no bairro Nova Brasília

O animal estava comendo mato em um terreno e acabou caindo na vala depois de ter sido perfurado por vergalhões de aço

01/04/2022 16:50

Um cavalo morreu após cair e ficar preso em um bueiro que estava sem tampa na manhã desta sexta-feira (01), no  Residencial Zilda Arns, no bairro Nova Brasília, na Zona Norte de Teresina. O animal estava comendo mato em um terreno e acabou caindo na vala depois de ter sido perfurado por vergalhões de aço.

Em entrevista a O Dia TV, a moradora Maria de Jesus Oliveira Freire contou que logo após o acidente acionou o Centro de Zoonoses de Teresina, mas foi informada que não havia uma equipe para atender a ocorrência. O animal só foi retirado do local, já sem vida, depois que 15 homens se mobilizaram e usaram com cordas no resgate. O órgão da prefeitura, no entanto, não foi localizado para comentar o caso.

Foto: Jailson Soares/ODIA 

“Fomos lá e disseram que não tinham uma equipe e que o carro estava com problema. Chegaram até a dizer que o animal estava em estado de decomposição, sendo que ele tinha caído no local por volta das 8h. Ele só foi retirado depois que 15 homens usaram cordas”, disse.

Ainda segundo a moradora, o bueiro onde o animal caiu faz parte do Programa Lagoas do Norte e obra no local está parada há mais de cinco anos. “Estamos aguardando a decisão do prefeito para que as obras desse projeto sejam, finalmente, retomadas e concluídas. Além do bueiro sem tampa, temos outro problema que é em relação ao lixo, sujeira e da própria rua que está esburacada”, conta.


Fotos: Jailson Soares/ODIA 

Vivendo há 12 anos no bairro, a dona de casa Socorro de Maria Oliveira Cardoso relata que, antigamente, o local era usado para lazer da comunidade. Com a obra paralisada, o espaço se transformou um perigo para quem mora na região.

Terreno bairro Nova Brasília, em Teresina. Foto: Jailson Soares/ODIA 


“Antigamente, tinha um torneio de futebol nesse espaço e, agora, não tem mais quadra usada para pelos jovens. Fazíamos festas das crianças, mas com a obra parada fica impossível. A gente viu um animal caindo hoje e morrendo, mas se fosse uma criança? Um carro que tivesse capotado? Eu mesma tirei o mato e arranquei os ferros. O cavalo infelizmente cortou a barriga no ferro e morreu também com a queda. Água acumulada, foco de mosquito, também é outro problema”, disse.


Outro lado

A reportagem entrou em contato com o Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (Saad Norte) que informou que a região é gerida pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Centro (Saad Centro).

A assessoria de imprensa da Saad Centro informou que a demanda é de responsabilidade do Programa Lagoas do Norte, que tem gestão independente. A entidade ficou de analisar a situação para emitir um posicionamento. 

Mais sobre: