Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com ruas sem pavimentação, moradores do Nova Brasília ficam impedidos de ir e vir

Quando chove, as vias do bairro ficam intrafegáveis, acumulando lama, terra batida e causando acidentes.

05/04/2022 12:05

Sair de casa para ir ao mercado, ao posto de saúde ou até mesmo ficar na calçada de casa é um verdadeiro dilema para os moradores do bairro Nova Brasília, na zona Norte de Teresina. O conjunto, que fica próximo ao aeroporto da capital, possui ruas esburacadas sem o mínimo de pavimentação. A situação piora bastante no período chuvoso em que a terra batida se transforma em lama e faz acumular sujeira, mosquitos, causando mau-cheiro.

Para sair de casa, os moradores precisam ir pulando as poças de lama, escolhendo onde pisar e correndo o risco de escorregar e cair. O senhor Fernando Silva é um dos que já sofreu acidente caminhando pela Rua Anísio Pereira. Morador do local há quase três décadas, ele conta que “vive com o pé machucado porque só anda se desequilibrando na lama”.


O morador Fernando Silva já caiu por várias vezes nas poças de lama acumuladas na Rua Anísio Pereira - Foto:Assis Fernandes/O Dia

“Aqui está impossível. A gente fica pulando de um lado para o outro para conseguir passar e quando pensa que não, escorrega e cai. Machuca demais uma queda dessa, ainda mais para quem é idoso como eu. Fora que é feio isso aqui, uma rua dessa toda esburacada com lama pra todo lado juntando sujeira. Isso aí pra transmitir doença é rapidinho”, comenta o senhor Fernando.

A situação da Rua Anísio Pereira dificulta inclusive o trabalho dos agentes comunitários do bairro. A dona Geralda Maria de Sousa, que é agente de saúde da Nova Brasília, precisa percorrer diariamente as ruas do conjunto e diz que em algumas mal consegue entrar para atender aos pacientes que ficam sob seus cuidados. A falta de acessibilidade, ela conta, prejudica inclusive atendimentos médicos para aqueles que precisam.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Temos cadeirantes morando aqui, minha mãe é uma senhora idosa que tem problema no coração e não tenho como levar ela para o médico porque não entra carro na rua. Para tirar ela de dentro de casa é uma dificuldade maior do mundo. Eu acompanho 177 famílias aqui na Nova Brasília e lhe garanto que caminhar por essas ruas esburacadas não é fácil. Atrapalha demais meu trabalho”, desabafa dona Geralda.

Enquanto percorria a Rua Anísio Pereira, a reportagem do Portalodia.com se deparou com uma equipe da Prefeitura de Teresina começando a preparar a via para receber pavimentação. Um dos trabalhadores, que preferiu não se identificar, relatou que a obra já era para estar mais avançada, mas a chuva tem atrapalhado seu andamento. Em melhores condições de tempo, toda a rua estaria pavimentada em um mês. Nas atuais condições, a obra segue sem previsão para ser concluída, ele afirmou.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Mas a situação não se resume apenas à Rua Anísio Pereira. No outro quarteirão, os moradores da Rua Ômega também enfrentam problemas para sair de casa e lá, além da lama na via pública, as calçadas também ficam cobertas por sujeira. Se os próprios moradores não limparem, a passagem fica impedida por conta da areia e da lama.

O morador Antônio Dantas, que trafega de bicicleta pela rua, relata os problemas. “Aqui se a gente não limpar, ninguém limpa. Fica juntando, juntando e quando a gente vai ver, a passagem de casa está impedida por lama e terra batida. Andar na bicicleta é ruim, andar a pé é ruim e de carro então não tem nem como. A gente filha praticamente ilhado quando chove”, comenta.


O senhor Antônio Dantas comenta as dificuldades de trafegar pela rua de casa - Foto: Assis Fernandes/O Dia

A falta de pavimentação da Rua Ômega prejudica também comerciantes da região, que veem suas vendas caírem porque as pessoas têm dificuldade em chegar aos seus estabelecimentos. É o caso do senhor Francisco Pereira Machado, que mora no local desde 1985. Ele diz que promessa para resolver a situação é muita, mas falta trabalho e ações efetivas. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Tem idosos aqui que não conseguem sair de casa nem para ir ao mercadinho e quando chove mais forte, nossas vendas caem demais porque fica muito ruim para as pessoas chegarem até aqui. Tem que esperar a água abaixar um pouco e a lama secar mais. A realidade aqui é essa: quando chove, alaga e faz lama. Quando faz sol, sobe a poeira. Tem como viver assim?”, questiona o senhor Francisco.

A reportagem do Portalodia.com buscou a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, que responde pelo bairro Nova Brasília, que se posicionou por meio de nota. 


Confira íntegra da nota enviada pela SAAD

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informa que está avançando nas obras de calçamento das ruas Anísio Pereira e Ômega, com uma previsão de entrega em 40 dias. 

A Superintendência reforça que obras de pavimentação geram transtornos provisórios, principalmente em períodos chuvosos, e acrescenta que os benefícios são permanentes: melhoram a trafegabilidade dos carros, das pessoas, até mesmo as condições de saneamento.

Esta foi uma obra que veio como demanda da própria população, já iniciada e que está sendo feita com a maior agilidade possível.

Mais sobre: