Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corpus Christi: Arquidiocese faz recomendações para celebração da data

Apesar da antecipação do feriado em Teresina, a Igreja Católica manterá a comemoração

08/06/2020 11:48

A Arquidiocese de Teresina definiu algumas orientações sobre a celebração do dia de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (11). Apesar do feriado civil ter sido antecipado  na Capital, como uma das medidas de combate ao Covid-19, a Igreja Católica manterá a celebração da data seguindo algumas recomendações.

O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, explica que após duas reuniões virtuais, uma com os bispos das oito dioceses do Piauí e outra com o Conselho Presbiteral da Arquidiocese, foram definidas algumas orientações sobre a celebração de Corpus Christi, assim como as missas aos domingos.

O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, esclareceu as recomendações para celebrar o dia de Corpus Christi (Foto: Elias Fontinele)

O Arcebispo confirma que a decisão da Igreja continua alinhada às orientações das autoridades sanitárias e civis. Segundo ele, as paróquias, diaconias e áreas pastorais não devem promover procissões, carreatas ou qualquer outra atividade externa no dia santo do Corpo e Sangue de Cristo. “Tudo deve acontecer no interior dos templos, evitando aglomeração”, reforça.

Dom Jacinto aconselha que o clero promova um aumento no número de celebrações eucarísticas no dia santo e aos domingos, com dupla finalidade. “Possibilitar, conforme o tamanho da igreja, a participação de fiéis, observadas as recomendações de higiene do ambiente, distanciamento das pessoas e uso de máscaras e de álcool em gel”, explica o Arcebispo. 

Ele esclarece que é necessário proporcionar aos fiéis, a quem não é possível participar de forma presencial, acompanhar a celebração pelas redes sociais, podendo, oportunamente, receber a eucaristia sob a espécie do pão.  Dom Jacinto afirma ser muito oportuno promover a adoração do Santíssimo Sacramento a fim de que, em casa, os fiéis possam se unir na adoração a Jesus.

“Que estas adorações constem de leituras bíblicas, momentos de silêncio, cantos de louvor e podem ser concluídas com a bênção, realizadas sempre por um ministro ordenado”, orienta.


Ele sugere ainda que um tríduo eucarístico possa preceder a solenidade de Corpus Christi, aprofundando o mistério eucarístico nas suas diferentes dimensões: Ceia do Senhor, Memorial do Sacrifício da Cruz, Sinal da unidade da Igreja e Adoração fora da missa.

“Exorto aos queridos irmãos e irmãs da nossa Arquidiocese de Teresina a celebrar bem esse dia, já que a Eucaristia é o tesouro da Igreja e a fonte de todas as graças. Mais um pouco de paciência e com a graça de Deus, em breve, voltaremos à normalidade”, finalizou. 

Recomendações para celebração de Corpus Christi:

- A Arquidiocese se mantém alinhada às orientações das autoridades sanitárias e civis;

- Não haverá carreata, procissão ou qualquer outra atividade externa;

- Aconselha-se aumentar o número de celebrações eucarísticas nas igrejas no dia santo e aos domingos;

- Deve-se promover a adoração ao Santíssimo Sacramento;

- Um tríduo eucarístico pode preceder a solenidade de Corpus Christi, aprofundando o mistério da fé.

Por: Da redação
Mais sobre: