Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: FMS anuncia vacinação de trabalhadores funerários

Poderão pessoas a partir de 30 anos que atuam estabelecimentos de serviços de funerária e cemitérios.

24/03/2021 15:57

Os trabalhadores funerários de Teresina serão vacinados contra a Covid-19. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (24) pela Fundação Municipal de Saúde que divulgou como funcionará a imunização desses profissionais e a documentação necessária para garantir a primeira dose da vacina. 


Leia também: UBS do Planalto Uruguai passa a ser exclusiva para Covid-19 


Segundo a FMS, a vacinação desse público será realizada através de agendamento no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/  Poderão preencher o cadastro trabalhadores a partir de 30 anos que atuam estabelecimentos de serviços de funerária e cemitérios.

“Somente poderão solicitar a aplicação da vacina se estiverem envolvidos no preparo do corpo e no enterro, que são os sepultadores, veloristas, cremadores, condutor de veículo funerário e agente funerário que prepara o corpo pós-morte”, disse a FMS.

Foto: O Dia 

Para receber o imunizante, os trabalhadores terão que apresentar CPF ou cartão nacional do SUS; contracheque atual ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela funerária ou cemitério onde o trabalhador atua. 

Será exigido ainda o documento que comprove a função na funerária ou cemitério, em atividades de contato com o corpo de pessoas que foram a óbito por covid-19. No momento da vacina, a pessoa assina uma declaração de veracidade das informações prestadas. Essa declaração será fornecida pela FMS.

Conforme a integrante da coordenação da campanha de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, explicou que a vacinação dessa categoria é importante porque também atuam na linha de frente da pandemia. “Esses profissionais são incluindo entre os trabalhadores da saúde para receber a vacina porque tem contato com corpo contaminado. Eles deverão fazer o cadastro no site da FMS, no link vacine já, onde irão escolher o local e a data para a vacinação”, disse.

Mais sobre: