Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: FMS quer vacinar idosos de 80 anos já na próxima fase

A decisão sobre a faixa etária, porém, deverá ser anunciada somente após o recebimento da próxima remessa

22/02/2021 17:16

Os idosos a partir de 80 anos poderão ser vacinados em Teresina já na próxima fase da Campanha de Imunização, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS). A decisão sobre a faixa etária, porém, deverá ser anunciada somente após o recebimento da próxima remessa de vacinas que devem chegar ao Piauí até o final dessa semana.


Leia tambémCovid-19: No Piauí, atividades econômicas fecham a partir desta quarta-feira

Covid-19: Voo com 2 milhões de doses da vacina está a caminho do Brasil 


A gerente de ações estratégicas da FMS, Ayla Calixto, explicou que são trabalhadas duas possibilidades. A primeira é para a vacinação de idosos na faixa de 85 anos. A segunda será possível se a quantidade de doses destinadas a Teresina superar a expectativa, o que permitirá expandir o público alvo. 

“Dependendo do número de doses, vacinaremos os idosos na faixa de 80 a 89 anos. Caso a gente receba um número inviável para toda essa faixa etária, priorizaremos os de 85 a 89 anos”, afirmou Ayla Calixto. A FMS estima que a capital tem cerca de 5 mil idosos com idade entre 85 e 89 anos. Na faixa etária mais expandida, o número sobe para 11 mil. 

Foto: Jailson Soares / O Dia

Independente do público que será imunizado, a próxima etapa, a FMS já definiu que utilizará a vacinação por meio de drive thru e as nas salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, por meio de agendamento prévio, para garantir agilidade na vacinação. 

Teresina já aplicou desde o início da Campanha Nacional de Imunização um total de 25. 492 doses das vacinas Coronovac e Astrazeneca. Do lote para a primeira dose, a capital já aplicou 85,54% das doses recebidas. Já para a segunda dose, apenas 0,67% das vacinas foram utilizadas. 

Para agendar a vacinação 

O agendamento para a vacinação nas UBS será feito por meio da plataforma Vacine Já. Ela está disponível no site da fms: fms.pmt.pi.gov.br, no banner “Vacine Já”. Ao entrar, o usuário deve clicar na opção de “Pré-cadastro”, onde vai inserir dados como CPF e endereço, escolher uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, dia e horário da vacinação. No caso dos acamados, ele inicialmente vai se identificar como tal e então preencher os dados; em seguida deve aguardar o contato da FMS, que irá agendar a visita da equipe de saúde

Mais sobre: