Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições do Sintetro: MPT recolhe urnas de votação após denúncia de fraude

O pleito começou na segunda-feira (13).

15/12/2021 11:08

O Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) recolheu, na noite dessa terça-feira (14), urnas de votação da eleição para presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) após denúncia de fraude. O pleito começou na segunda-feira (13).  

Foto: Arquivo/ODIA

Duas chapas concorrem à presidência: Welso Leite encabeça a chapa 1 e Antônio Cardoso a chapa 2. Cada grupo é composto por cerca de 50 membros.


Quem realizou a denúncia foi Antônio Leite. Em entrevista ao Portal O Dia, ele afirmou que trabalhadores teriam tido suas assinaturas falsificadas nos pontos de votação pela chapa concorrente. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com Welson Rodrigues para comentar o caso. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.


Cerca de 150 trabalhadores estão aptos a votar porque estão filiados. A urna eletrônica esteve em todas as zonas da cidade, segundo os consórcios, para computar os votos.

A Procuradora do Trabalho, Maria Elena Rego, foi acionada durante o plantão por volta das 18h. Ela conta que as urnas foram recolhidas para garantir lisura da apuração. 

“Me dirige à sede do Sintetro, onde estava ocorrendo a apuração. As pessoas estavam em um estado de animosidade bastante elevado. Os advogados e comissão eleitoral estavam discutindo sobre o que poderia fazer. A proposta do MPT, naquele momento, foi de garantir que a apuração pudesse terminar da melhor forma possível. A instituição decidiu atuar como observadora no processo e reabriríamos as urnas que já haviam sido apuradas para que as chapas pudessem verificar eventuais suspeitas de fraude que estavam sendo levantadas. Além disso, todas essas suspeitas seriam registradas em atas e que as eventuais provas seriam resguardadas. Para garantir o processo seguro, o MPT ficou com as urnas até que a situação fosse resolvida”, disse.

O resultado da investigação deve sair no próximos dias. 

Mais sobre: