Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em dez dias, casos do novo coronavírus crescem 104,59% em Teresina

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi

13/05/2020 16:28

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados nesta quarta-feira (13), revelam que o número de casos confirmados do novo coronavírus cresceu 104,59% em apenas dez dias em Teresina. De acordo com os órgãos de saúde, no dia 02 de maio o número estava em 458 e saltou para 937 no dia 12 maio.

Foto: Ministério da Saúde.

Os dados também mostram crescimento no número de mortes causadas pela doença. No mesmo período, os óbitos foram de 14 para 26, um aumento de 81,71%.

A causa para elevação nos dados foi atribuída para o descumprimento do isolamento social, forma adotada pelos poderes municipal e estadual para conter a transmissão da Covid-19. No dia 02 de maio, por exemplo, Teresina registrou um dos menores índices de isolamento, que foi de 43,90%.

O presidente da FMS, Manoel Neto, afirmou que o que está se vivendo hoje na Capital é o resultado do baixo índice de isolamento de 10 ou 15 dias atrás.

“Muitas pessoas ainda acham exagero quando pedimos para que fiquem em casa, mas os números nos mostram a necessidade do distanciamento social e da importância de as pessoas permanecerem em suas casas o máximo possível”, disse.

A última pesquisa sorológica encomendada pela Prefeitura de Teresina apontou que 17.297 pessoas devem estar contaminadas pelo novo coronavírus. O percentual é 36 vezes maior do que o número de casos confirmados no domingo anterior à pesquisa, que à época foi de 435. A pesquisa levou em consideração uma população estimada em 864.845 pessoas. 

Edição: Adriana Magalhães
Por: Jorge Machado com informações da FMS e Sesapi
Mais sobre: