Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

VÍDEO: em protesto, professores ocupam a Secretaria Municipal de Educação

A manifestação, que iniciou às 10h desta manhã, tem por objetivo reivindicar o reajuste salarial e o abono-fundeb

16/12/2021 12:34

Professores da educação municipal realizam, nesta quinta-feira (16), uma manifestação no Centro de Teresina a fim de reivindicar o reajuste salarial e o abono-fundeb. O protesto, que iniciou às 10h da manhã, contou com ocupação dos professores na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) no final da passeata. 

Confira o vídeo abaixo:


A classe alega que a gestão de Dr. Pessoa estaria “mentindo” ao afirmar que a Prefeitura já teria gasto mais de 70% do Fundeb com os salários dos professores. O Sindicato dos Servidores Públicos de Teresina (Sindserm) também acionou o Tribunal de Contas para provar que a gestão não teria gasto o necessário estipulado por lei e cobra o pagamento do abono.

Sinésio Soares, Coordenador Geral do Sindserm, afirma que o prefeito Dr. Pessoa deveria enviar um projeto de lei para regulamentar o rateio de sobra do fundeb. “Ele [o prefeito] não quer aprovar a lei porque ele sabe que não foi gasto o 70% com a remuneração do magistério, e nós vamos provar custe o que custar”, destaca.

Além disso, Sinésio comenta ainda o prefeito não está agindo com seriedade e que o ano letivo pode ser prejudicado caso o abono não seja autorizado.  "As mentiras vão ser todas reveladas daqui até o início do próximo ano, estamos com uma proposta inclusive de não repassar as notas dos alunos enquanto o abono não for pago”, afirmou o dirigente sindical. 

(Foto: Reprodução/Whatsapp)


Contraponto

A Secretaria Municipal de Educação afirmou que não irá se manifestar à respeito do protesto e destacou a fala do secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, sobre o assunto. Em vídeo nas redes sociais, o secretário afirma que a prefeitura de Teresina está à disposição para realizar as comprovações necessárias sobre a aplicação do recurso. "O nosso compromisso sempre será com verdade e com zelo na aplicação do recurso público. Toda a aplicação devida do recurso está existindo conforme determina a lei", diz Nouga Cardoso. 

Edição: Ithyara Borges
Mais sobre: