Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresa corta árvores de praça no bairro Saci e moradores protestam

A SDU/SUL identificou o veículo da empresa que seria a responsável pelo corte e continua com as investigações para descobrir quem foi o mandante do crime.

18/02/2019 10:33

Uma praça do bairro Saci, zona Sul de Teresina, amanheceu com todas as árvores cortadas. O fato surpreendeu os moradores da região, que indignados acionaram a polícia para descobrir o responsável pela ação, que caracteriza crime ambiental. O caso foi registrado nesta segunda-feira (18). 


Camila Rabelo, moradora do bairro Saci. Foto: O DIA

Camila Rabelo, de 23 anos, afirma que o prejuízo causado com o corte das árvores é enorme para a população e para o meio ambiente. “Essa praça faz parte da nossa história. Quando criança eu brincava até tarde aqui, e quando era seguro nossos pais ficavam conversando na porta. E ver agora tudo destruído é complicado. Nosso desejo é que o culpado seja encontrado e seja punido, não é algo que dá para deixar pra lá”, alega a moradora. 

Segundo o gerente de fiscalização da SDU/SUL, Rogério Rodrigues, até o momento, apenas a empresa responsável pelo corte foi identificada. “Encontramos um veículo e com ele chegamos até a empresa que fez o corte e eles já foram notificados. A investigação continua para saber quem foi o mandante do corte. Os dois irão responder pelo crime ambiental”, conta. 


As árvores que sombreavam o local eram de diversos tipos e tamanhos. Foto: ODIA

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Olavo Braz, em conjunto com a associação dos moradores, está investigando o caso. “Quem mais vai sofrer com isso é os moradores do bairro em período de alta temperatura. Isso tudo foi algo feito sem autorização, até por que a secretaria nunca permitira uma degola de árvores desse tipo. Não há justificativa para isso”, afirma. 

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente foi acionada e que encaminhou policiais ao local para constatar o desmatamento. Os populares foram ouvidos e os responsáveis serão intimados, podendo ser indiciados por crime ambiental.

Veja a nota da Polícia Civil na íntegra

Sobre o fato ocorrido na Praça Gentil Macêdo, no bairro Saci, a titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegada Edenilza Viana informa que tomou conhecimento do fato e no início da manhã de hoje(18) policiais estiveram no local, constataram o desmatamento, ouviram a vizinhança e está investigando para identificar o possível autor(es) do fato. A SEMAM também esteve no local, será oficiada para realizar um levantamento da quantidade e espécies que foram cortadas. Com o(s) autor(es) identificado(s), será intimado e poderá ser indiciado de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Geici Mello
Mais sobre: