Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estação de tratamento entrega o esgoto com até 85% de eficiência

Apesar do bom desempenho, o descarte irregular de lixo ainda complica o processo executado pela Águas de Teresina

26/10/2019 08:55

Todo o esgoto coletado nas casas e empreendimentos de Teresina passa por Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) ou Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). É esse sistema que garante o tratamento do esgoto ao final do percurso e que, por isso, precisa ser bem mantido pela concessionária, mas também por seus usuários.

A resolução nacional que estabeleceu condições e padrões de lançamento do esgoto na natureza determina que o tratamento dos resíduos deve remover 60% da carga orgânica antes do lançamento direto na água limpa. 

Hoje, em Teresina, a eficiência do processo chega a 85%, mas o descarte irregular de lixo ainda complica o processo.

“Temos alguns complicadores que são causados por nós mesmos: o ato de jogar lixo e resíduos no sistema é um deles. Essa é a dificuldade que temos dentro da estação, porque o lixo chega e tem o risco de obstrução do motor de uma bomba, como já aconteceu de encontrarmos fronha de travesseiro, fralda. Além de gerar a queima de equipamento, pode causar a quebra de alguma estrutura, entupimento de ligações domiciliares, prejuízos não só para a empresa, mas para a população como um todo”, ressalta Guilherme Medina, coordenador de Tratamento de Esgoto da Águas de Teresina.

Por ano, na rede de esgoto de Teresina são retirados 240 toneladas de resíduos do processo de tratamento de esgotos, o que permite encher 60 papa-entulhos apenas de resíduos sólidos.


Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia / Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: