Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes realizam novo protesto contra aumento da tarifa amanhã (17)

Manifestantes deverão se concentrar a partir das 16h na Praça do Fripisa. No mesmo dia, agentes de trânsito irão paralisar as suas atividades.

16/01/2018 17:47

Estudantes e usuários do sistema de transporte coletivo de Teresina estão programando uma nova manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus. O protesto, que deverá acontecer nesta quarta-feira (17), está programado para iniciar às 16 horas, na Praça do Fripisa, localizada no Centro de Teresina. No mesmo dia, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito deverão paralisar as suas atividades em toda a capital.

Durante reunião realizada na última quinta-feira (11), na sede do Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (Sindserm), entidades sindicais, do movimento estudantis e popular elaboraram uma programação para os próximos atos públicos contra o aumento. De acordo com o presidente do Sindserm, Sinésio Soares, até o início das aulas, os atos deverão ser realizados semanalmente. 

Estudantes fecham cruzamento da Frei Serafim com a Coelho de Resende, no dia 9 de janeiro. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

“Apesar de termos conseguido um número que nos surpreendeu no primeiro ato, a construção deve ser feita semanalmente, e quando soubemos da paralisação dos agentes de trânsito, por causa do plano de cargos, decidimos marcar a próxima para esta quarta-feira”, explica. Antes da concentração na praça do Fripisa, haverá um debate no Instituto Federal do Piauí (IFPI), localizado na rua Álvaro Mendes, para discutir as planilhas do transporte coletivo e as supostas fraudes nas licitações no sistema de transporte de Teresina.

Sobre o episódio que envolveu a depredação do prédio onde está situada a sede do PSDB, atual partido do prefeito Firmino Filho, na última manifestação, o presidente do Sindserm esclarece que as ações devem ser vistas como um “efeito colateral”. “Quando se inicia o processo contra o aumento, existe o que chamamos de efeito colateral. Na verdade, nós entendemos que essa é a forma como o cidadão se manifesta e achamos que violenta é a forma como os governantes tomam suas decisões. Não tem nada mais violento do que impedir o direito de ir e vir das pessoas”, destaca o presidente, fazendo alusão ao aumento da tarifa, que corresponde atualmente a quase 20% do salário mínimo.

Estudantes realizam novo protesto contra aumento da tarifa amanhã (17). (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Paralisação dos agentes

Em nota, o Sindserm anunciou a paralisação de 48 horas, contados na próxima quarta (17) e quinta-feira (18), dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) da capital piauiense. “A suspensão das atividades é referente a falta de avanços reais nas negociações por parte da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em referência a melhores condições de trabalho, falta do reajuste salarial e o projeto de Plano de Carreira, Cargos e Salários”, informa o documento.

Veja a nota na íntegra:

Agentes de Trânsito de Teresina paralisam atividades por 48 horas

O Sindicato dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Municipais de Teresina (SINDSERM) anunciou a paralisação de 48 horas, contados na próxima quarta (17) e quinta-feira (18), dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) da capital piauiense. A suspensão das atividades é referente a falta de avanços reais nas negociações por parte da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em referência a melhores condições de trabalho, falta do reajuste salarial e o projeto de Plano de Carreira, Cargos e Salários.

A Revisão Geral Anual dos Salários é prevista pelo artigo Nº 37 da Constituição Federal que garante o reajuste dos agentes de trânsito. Além disso, a categoria luta para o envio do projeto do Plano de Carreira, Cargos e Salários para votação na Câmara Municipal de Teresina (CMT) desde o ano passado.

Em ofício enviado ao prefeito Firmino Filho, o SINDSERM ressalta que enviou avaliações da pauta incluindo os impactos financeiros sem que a PMT apresentasse uma contraproposta.

Reuniões foram marcadas com os secretários de administração e de finanças que acabaram protelando os encontros com a categoria. "Por outro lado, embora nossa Comissão de Negociação tenha flexibilizado ao retirar do plano alguns pontos solicitados pela SEMA, não houve nenhum avanço por parte da administração municipal no sentido de enviar o Projeto para votação na Câmara Municipal", diz o ofício do SINDSERM que informa sobre a paralisação.

O movimento ocorrerá nos dois dias e na quinta-feira, a partir das 10h, haverá uma Assembleia Setorial em frente ao Palácio da Cidade para avaliar a continuidade das ações.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: