Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Família convive com medo de desabamento de casa na Zona Sul de Teresina

Dona Josefa Bezerra, que é idosa e proprietária da residência, tem recebido ajuda dos vizinhos para dormir com o filho

01/04/2021 11:17

Uma família do bairro Vila da Paz, na Zona Sul de Teresina, está vivendo em uma casa de taipa – com estrutura comprometida – que pode desabar sobre eles a qualquer momento. A O Dia TV visitou o local na manhã desta quinta-feira (01) e comprovou a situação. Dona Josefa Bezerra, que é idosa e proprietária da residência, tem recebido ajuda dos vizinhos para dormir com o filho.

Logo na entrada, as dificuldades: paredes deterioradas e madeiras que dão suporte ao teto destruídas pelo cupim. Toda residência foi construída com barro e taipas. Na sala, parte da parede já cedeu por causa das fortes chuvas. A família teme que a estrutura caia e, durante toda manhã, todos ficam vigilantes, inclusive os moradores para um possível acidente.


(Fotos: Tony Silva/ODIA TV) 

O único banheiro da casa fina no quintal, que tem difícil acesso por causa da lama. Não há pia e nem chuveiro, apenas um vaso sanitário por trás de uma cortina. Dona Josefa falou das dificuldades que encontra na moradia.  

“A situação está cada vez pior – estou esperando à vontade de Deus –. Se eu tivesse dinheiro, eu já tinha construído a minha casinha. Mas o dinheiro que eu recebo dá apenas para comprar remédios, pagar luz e mal para a comida. Aqui só mora eu e meu filho e, como você viu, a casa está para cair sobre nós. Estamos dormindo na casa de vizinhos na parte da noite”, disse.

“O meu filho já está velho, desempregado, e vive fazendo bicos. Os vizinhos tiraram as minhas coisas desta casa, mas eu gosto daqui. Como vocês viram, não há moveis, cama, nada, por causa desse risco. Eles pedem para a gente nem andar por dentro dela e – nunca ninguém da prefeitura veio aqui”, completa.

Dona Josefa contou ainda que não está saindo de casa por causa da pandemia da Covid-19. Ela comentou ainda que não tem forças para trabalhar. “Eu não sei o que fazer, só esperar pela vontade de Deus e dos seus filhos que têm bom coração. Eu nunca pensei que eu fosse viver essa situação, só Deus sabe o que já passei, que não tenho forças para trabalhar, mas é o jeito continuar”, finalizou.

Liderança comunitária pede ajuda de autoridades

O líder comunitário César Júlio disse que até o momento não teve resposta das autoridades. “Agora é aguardar. A dona Josefa passa por uma situação muito difícil, complicada. Essa residência está prestes a cair, assim como a de outras famílias desse bairro. Gostaria de pedir para as autoridades olharem para a comunidade da Vila da Paz. Estávamos há mais de 20 anos sem governante. Abraçamos essa nova gestão esperamos que o Dr. Pessoa possa viabilizar moradia dignas e ajudar quem de fato precisa.”

Júlio fez um apelo para população. “O gostaria de pedir encarecidamente a você cidadão de bom coração. Estamos no período de Semana Santa, período em que Jesus fez a partilha do pão. Então esperamos isso da sociedade, que possa estar abraçando não somente a casa da dona Josefa, mas outras moradias que precisam do alimento da mesa, que está difícil por causa da pandemia”, disse.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato através do (86) 99565-3470 (Kleber). 

Contraponto

Por meio de nota, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), informou que não havia conhecimento sobre a situação da população que reside nesta região, mas que enviará uma equipe até o local. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) também encaminhou nota destacando que as famílias que estão em áreas de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil.

Confira abaixo as notas na íntegra:


Semcaspi

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), esclarece que, até então, não havia recebido nenhuma demanda sobre a população em situação de rua que está instalada no Bairro Vila da Paz, zona Sul de Teresina, no entanto, uma equipe do Centro Pop será enviada ao local para realizar a abordagem e tomar conhecimento da situação deste grupo. 

A Semcaspi reforça que o Serviço Especializado em Abordagem Social, composto por uma equipe de agentes de Proteção Social, tem feito, diariamente, a identificação da população de rua, fazendo a própria vistoria nas regiões capital ou recebendo demandas da própria sociedade. Durante as abordagens, a equipe realiza as orientações sobre os serviços de assistência social oferecidos no Centro Pop. 

Além do Serviço Especializado em Abordagem Social, a população em situação de rua também pode se dirigir, diariamente, ao Centro Pop, para os devidos atendimentos. 

O Centro Pop está localizado na Rua Félix Pachêco, Nº 1352, Centro (Sul) de Teresina e oferece atendimento com psicólogas e assistentes sociais para pessoas em situação de rua, encaminhando as pessoas em situação de rua para os serviços de assistência social e de saúde da capital.

Para denunciar casos de pessoas que estão em situação de rua, basta entrar em contato com o Centro Pop, pelo número (86) 3215-9317, para que a Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, possa averiguar a situação e realizar os devidos atendimentos.


Semduh

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informou que as famílias com residências em situação de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil, que junto ao órgão, irão fazer a retirada delas do local. A Semduh é responsável por coordenar as ações como, por exemplo, com as SAAD’s em casos de aluguéis solidários.


Fonte: Com informações de Tony Silva
Mais sobre: