Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival de Pipas enfeita céu do Parque Lagoas do Norte

O evento é tradicional e marca o período de férias da criançada. A programação também contou com brincadeiras, gincanas e muito esporte

22/07/2018 12:53

Quem visitou o Parque Lagoas do Norte, localizado no bairro São Joaquim, pode apreciar o balé das pipas que enfeitaram o céu durante toda a manhã deste domingo (22). O parque deu abertura à 7ª edição da colônia de férias com o Festival das Pipas, evento tradicional e que marca o período de férias da criançada. A programação também contou com brincadeiras, gincanas e muito esporte.

O pequeno Francisco Kelielson Fernandes (06) participou pela primeira vez do evento e conta ter gostado muito. Ele cita que já visitou o parque em outras edições, mas como ainda era novo, não podia participar das atividades. Este ano, ele e seu pai participaram da colônia de férias e aproveitaram para empinar pipa juntos.

“Eu já tinha vindo ano passado, mas nunca tinha me inscrito, mas achava legal. Este ano pedi para participar e minha mãe fez minha matrícula e achei muito bom participar, tanto empinando pipa com meu pai como participar de outras atividades”, disse.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A mãe do garoto, a dona de casa Francisca Fernandes conta que esse momento foi muito importante para reunir a família, principalmente aos finais de semana, quantos todos estão em casa e podem confraternizar. Ela conta que nunca tinha inscrito o filho, mas achava as atividades muito interessantes para as crianças, que podem aproveitar este momento de férias para se divertir e socializar com outras pessoas.

“Como as atividades foram realizadas no final de semana aproveitamos que o pai dele estava de folga e viemos aproveitar em família. Isso é bom porque ele se interage com outras pessoas, passeia um pouco e se diverte, que é o principal”, acrescenta.

A mãe do Alan Gomes Bezerra Filho (11), a enfermeira Carla Patrícia Soares, conta que a família saiu do bairro Saci, zona Sul de Teresina, para participar da colônia de férias. Eles ficaram sabendo do evento enquanto compravam uma pipa no próprio bairro e aproveitaram para reunir toda a família. E quem gostou muito disso tudo foram os filhos do casal. O pequeno Alan destaca o que mais lhe chamou atenção.

“Eu sempre gostei de empinar pipa e estou achando muito bom estar aqui com minha família. Meu pai me ensinou a fazer uma pipa, mas essa nós compramos. É legal ter esse momento com a família, porque a gente se diverte e ainda podemos ficar mais tempo com nossos pais”, disse o garoto.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Interação de todos os bairros

O Festival de Pipas já é um evento tradicional no bairro São Joaquim, mas que acaba atraindo pessoa de todos os pontos da cidade e, para participar, basta levar a pipa e colocá-la no alto. Segundo o coordenador esportivos do Parque Lagoas do Norte, Francyê Batista da Paz, o intuito do evento é fazer os visitantes relembrarem as brincadeiras de infância, além de proporcionar maior interação das famílias e crianças.

Ano passado cerca de 400 crianças se participaram da colônia de férias. Este ano, cerca de 350 se inscreveram, mas este número é bem maior, segundo o coordenador de esportes do Parque, já que muitas crianças chegam de última hora. No final do festival, a organização do evento premiou as pipas de acordo com três categorias: a maior pipa, a menor pipa e a mais exótica.

“Enquanto as pessoas soltavam as pipas, uma equipe observa e escolhe as que se enquadram nas categorias da premiação. Este ano fizemos uma parceria com um abrigo mantido pela Sasc onde as pipas que foram vendidas aqui foram produzidas por eles e o que for arrecadado será revertido para o abrigo. Conseguimos que um voluntário do bairro fosse até o abrigo e fizesse uma oficina e tudo foi confeccionado na própria casa”, explica Francyê Barbosa.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Atividades seguem até o dia 27

As atividades no Parque Lagoas do Norte acontecem durante toda a semana até a próxima sexta-feira, 27 de julho, das 16h às 18h. Este ano, o evento está com o tema “Lendas e tradições da batida do tambor”, com o intuito de resgatar a cultura de Teresina, e contará com apresentações artísticas e culturais, como o bumba meu boi, capoeira e muita brincadeira.

“Queremos trazer brincadeiras que eram muito comuns na nossa infância, mas também teremos oficinas, onde as crianças vão aprender a fazer o boi de material reciclável, de capoeira, onde as crianças vão aprender a fazer berimbau e outros instrumentos, esportes e muitas brincadeiras de roda, algo mais lúdico, onde elas possam ter contato com a terra e meio ambiente, criando nessas essa consciência de que precisamos preservar e que isso pode ser feito de uma maneira divertida”, finaliza Francyê Barbosa, coordenador esportivos do Parque Lagoas do Norte.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: