Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fluxo de passageiros cresce 45% no Aeroporto de THE na Semana Santa

A estimativa é que o terminal de passageiros da capital receba mais de 15 mil passageiros durante os quatro dias do feriado de Páscoa.

17/04/2019 08:50

Com a aproximação do feriado prolongado de Semana Santa, muitos teresinenses já estão se preparando para deixar a cidade em direção a outros estados. A quantidade de pessoas circulando pelos terminais de embarque e desembarque da Capital, tanto o rodoviário quando o aeroviário, tende a aumentar consideravelmente neste período.

O fluxo de passageiros passando pelo Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, por exemplo, deve aumentar em 45%. A estimativa da Infraero é de que o terminal aeroviário receba mais de 15,5 mil pessoas durante o feriado de Páscoa, entre os dias 18 e 22. O número já é superior à movimentação registrada no mesmo período do ano passado. O fluxo de aeronaves também deve crescer. São esperadas 98 operações de pousos e decolagens para os próximos quatro dias, 32 a mais que as 66 registradas na Semana Santa de 2018.

Para garantir a fluidez da movimentação e o funcionamento de toda a infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, a administração do aeroporto de Teresina está adotando uma série de medidas. Equipes de segurança, de operações e de manutenção foram reforçadas por meio do remanejamento das escalas de trabalho; e os funcionários de colete amarelo da Infraero, os “amarelinhos”, estarão a postos em locais estratégicos para tirar dúvidas e orientar os viajantes.


Foto: Divulgação/Infraero

O terminal aeroviário de passageiros Petrônio Portela tem 51 anos de operação e capacidade para receber mais de dois milhões de passageiros por ano. Diariamente passam, em média, pelo local, cerca de três mil pessoas. Atualmente, o aeroporto de Teresina conta com 45 operações de pouco e decolagem regulares operadas por três companhias aéreas – Azul, Gol e Latam. As rotas interligam Teresina a diversos destinos dentro do Brasil, como São Luís, Fortaleza, Guarulhos e Campinas, Brasília, Recife, Belém e Parnaíba.

Em todo o Brasil

Nos demais aeroportos operados pela Infraero com voos comerciais regulares, a estimativa também é de crescimento de fluxo neste feriado de Semana Santa. Entre os dias 18 e 22, quarenta e seis terminais da rede devem receber 1,05 milhão de passageiros. A alta registrada é 2% superior à movimentação registrada em 2018, quando 1,03 milhão de pessoas foram transportadas no mesmo feriado.

Já o fluxo de aeronaves deve ser de aproximadamente 8,8 mil pousos e decolagens. Os dias de maior movimento serão quinta-feira (18), com uma média de 264.359 passageiros, e a segunda-feira (22), quando são esperados 240.298 viajantes.

Guia do passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e das companhias aéreas podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. Acesso o guia do passageiro aqui.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: