Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FMS prepara campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

A população alvo são crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. A meta é de alcançar no mínimo 95% de cobertura vacinal.

20/07/2018 11:01

A Fundação Municipal de Saúde - FMS se prepara para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, que acontece entre os dias 06 e 31 de agosto. O objetivo da ação é manter a cobertura elevada contra estas doenças, que há muitos anos não registram casos em Teresina. 

De acordo com a Fundação, a população alvo da campanha são crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, correspondendo a 49.330 meninos e meninas. A meta é de alcançar no mínimo 95% de cobertura vacinal. Salas de vacina em todas as regiões do município estarão imunizando contra estas doenças e o dia D de mobilização será em 25 de agosto. 

Desde fevereiro de 2018, o Brasil enfrenta a circulação do vírus do sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. Segundo a diretora de vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o último caso de sarampo registrado em Teresina foi em 2011, com uma pessoa que adquiriu a doença na França. Já casos originados na Capital não são confirmados há 17 anos. “Esses vírus continuam circulando no mundo, com o risco de serem reintroduzidos por meio de viajantes e imigrantes”, alerta Amariles. 

A vacina contra o sarampo usada na campanha será a tríplice viral em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado uma dose há menos de 30 dias. Além de combater o sarampo, ela também protege contra caxumba e rubéola. 

Já contra a poliomielite será administrada a vacina em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, e em crianças que receberão pela primeira vez. “É muito importante prevenir, o último caso de poliomielite foi registrado no Brasil em 1989”, conta a diretora. 

Fonte: FMS
Edição: Lucas Albano
Mais sobre: