Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Intervenção nas avenidas Gil Martins e Barão de Gurguéia divide opiniões

A proibição da conversão à esquerda no cruzamento das vias é uma adequação para a instalação do Corredor Sul

30/01/2018 09:59

Desde o último sábado (27), os motoristas estão proibidos de fazer conversão à esquerda no cruzamento da Avenida Gil Martins com a Barão de Gurgueia, na zona Sul de Teresina.A medida é uma intervenção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para preparar as vias onde funcionará o Corredor Sul do novo sistema de transporte coletivo da cidade. Este corredor passará a funcionar em março e as mudanças já iniciadas dividem a opinião dos condutores. 

Com a mudança, quem trafega pela Avenida Gil Martins não poderá mais acessar diretamente a Avenida Barão de Gurguéia, sendo necessário seguir pela Gil Martins e fazer um laço de quadra para, então, realizar a conversão à direita e conseguir acesso à Barão. Agentes de trânsito da Strans já estão no local, orientando os condutores a respeito da mudança.


Mudança está em vigor desde sábado e agentes de trânsito estão no local orientando os motoristas. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Mas a medida, que pegou muitos condutores de surpresa, é contestada. O motorista Cleiton Medeiros não aprovou a mudança repentina, que o faz gastar mais tempo no trânsito. “Atrapalhou muito o trânsito, porque temos que percorrer a Avenida Gil Martins até quase chegar na Avenida Maranhão para conseguir fazer o retorno e chegar na Barão de Gurgueia”, afirmou.

Por outro lado, alguns condutores encaram com tranquilidade a intervenção. O mototaxista José Ribamar da Silva espera que as mudanças possam trazer benefícios e pondera sobre os transtornos causados pela modificação. “De início, a gente pensa que está atrapalhando, mas pode ser que depois de um tempo se perceba que não atrapalha tanto. Não é prejuízo nenhum gastar mais tempo para fazer o retorno”, avalia.

Contraponto

O gerente de Engenharia de Tráfego da Strans, José Lopes, explica que a mudança é uma preparação das avenidas Barão de Gurgueia e Miguel Rosa, que receberão os corredores exclusivos para o fluxo de ônibus. “O objetivo principal é dar velocidade aos ônibus troncais, para que gaste menos tempo para chegar ao Centro da cidade”, esclarece.

Edição: Virgiane Passos
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: