Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Justiça determina que dentistas do PI realizem harmonização orofacial

Na decisão, que tem caráter liminar, o juiz Francisco Alexandre, da 8ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, alegou que harmonização orofacial é uma legitima especialidade da área odontológica

15/07/2020 16:34

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) conseguiu na Justiça a autonomia legal do cirurgião-dentista para realizar procedimentos de Harmonização Orofacial. A técnica, conhecida popularmente como harmonização facial, é um tratamento recente na odontologia, que busca proporcionar equilíbrio entre a relação estética do sorriso e do rosto do paciente. (Saiba quanto custa e o que precisa ser feito antes do procedimento abaixo)

No Piauí, os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados por dermatologistas e esteticistas e agora por consultórios dos dentistas.

A vitória para categoria só foi possível após muita articulação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com a entidade estadual. O caso foi parar na 8ª Vara Federal Cível do Distrito Federal (DF), onde o juiz Francisco Alexandre concedeu decisão favorável à medida.

Foto: Reprodução site unigranrio.

Na decisão, que tem caráter liminar, o Francisco Alexandre alegou que harmonização orofacial é uma legitima especialidade da área odontológica.

 “A Harmonização Orofacial é uma legítima especialidade odontológica, muito embora incida sobre uma região anatômica comum também a diversas outras especialidades médicas, razão por que não vislumbro a aventada privatividade da Medicina in casu, não havendo que se falar, portanto, em ilegalidade”, apontou.

Além de ser reconhecida como nova especialidade da profissão, a decisão é importante também porque deixa de ser um serviço exclusivo aos profissionais médicos, como forma de reserva de mercado.  Segundo uma resolução publicada no ano passado pelo CFO, a odontologia já trabalha com complexidade cirúrgica, estética e funcional, o que assegura conhecimento necessário e autonomia legal do cirurgião-dentista no exercício de todos os procedimentos previstos na harmonização orofacial.

Com a decisão, entidades médicas que integravam o povo ativo do processo deixam de realizar a técnica.

O que é procedimento Harmonização Orofacial?

Você já deve ter ouvido falar em harmonização facial, que é um procedimento estético que para equilibrar traços do rosto e, assim, deixá-lo mais belo. A febre que invadiu as clínicas dermatológicas agora também pode ser encontrada nos consultórios dentários piauienses com a Harmonização Orofacial. Portanto, nada mais é do que uma relação estética e harmônica dos traços que compõe o rosto humano.

Quanto custa uma Harmonização Orofacial?

Quem for procurar por esse procedimento deve desembolsar uma boa quantia. Isso porque o processo custa em torno de R$ 10 mil a R$ 25 mil.

O que tenho que fazer antes Harmonização Orofacial?

O recomendado é uma avaliação da estrutura da face, do sorriso e das marcas dentárias, segundo o site sorrilogia, que discute diversos assuntos da odontologia. Com as informações em mãos, o profissional poderá propor o tratamento ideal para o paciente levando em consideração também os gostos apontados por ele.

Por: PortalODia.com
Mais sobre: