Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mochila adequada pode evitar problemas ósseos em crianças

Fisioterapeuta alerta para as medidas da bolsa em relação ao peso da criança e à quantidade de material levado na mochila

17/01/2018 09:40

Durante o período de volta às aulas, os pais devem ficar atentos ao peso e às medidas da mochila de seus filhos. No mercado, há uma variedade de cores e modelos, no entanto, se a bolsa não for escolhida com cuidado, pode acarretar em problemas ósseos.

Viviane Teles, mãe de uma criança de 6 anos, conta que sempre procura comprar mochila com rodinhas. “Eu sempre procuro amenizar o peso, mas, às vezes, os livros ficam muito pesados. Sempre compro de rodinhas que é pra não usar nas costas, justamente pra não prejudicar a coluna do meu filho”, comenta.


O excesso de peso pode ocasionar lesões no musculoesqueléticas e dores de uma forma geral. Foto: Moura Alves/ODIA

A fisioterapeuta Liana Piava aconselha os pais a terem cuidado na hora de comprar o produto. “As crianças querem as mochilas coloridas, as que estão na moda, mas os pais devem ficar atentos à questão da estrutura da mochila e à quantidade de peso dentro da mochila”, adverte.

De acordo com a fisioterapeuta, o excesso de peso pode ocasionar lesões no musculoesqueléticas e dores de uma forma geral. “A mochila deve ser apropriada para a idade, para que a criança não fique em uma postura errada, pois o sistema muscular da criança ainda não está completamente desenvolvido. Além disso, qualquer peso acima do ideal pode causar uma deformidade”, explica.

A especialista informa também que, na mochila, não deve ser carregado mais do que 10% do peso corporal da criança. Por exemplo, uma criança que possui 30 quilos não deve carregar mais que 3 kg nas costas.

O tipo de mochila e o uso da mesma também são importantes. “As mochilas de costas devem ser colocadas com as duas alças nos ombros da criança e elas não devem ultrapassar a região do bumbum, de forma que não sobrecarregue a região torácica e nem a lombar”, esclarece.

Liana Paiva explica ainda que as mochilas com rodinhas também são ótimas alternativas, desde que usadas de maneira correta. “As mochilas com rodinhas distribuem o peso para a criança puxar, mas deve observar a altura da criança com a altura da mochila pra fazer a adequação. Para que o peso seja distribuído”, alerta.

Edição: Virgiane Passos
Por: Gabrielle Alcântara
Mais sobre: