Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores ainda precisam armazenar água mesmo após obra de abastecimento

Bairros da região do Dirceu sofrem com o abastecimento irregular, mas a instalação de uma unidade de bombeamento promete melhorias na área.

25/10/2017 08:50

Devido ao costume de não ter água entre as 22h e 6h da manhã, os moradores de alguns bairros da região do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, ainda armazenam água em baldes e caixas d’água. Após a instalação de uma unidade de bombeamento na área, a promessa era de melhorias na região. Mas a população ainda enfrenta problemas. 
 A dona de casa Maria do Rosário Sansão, que mora no bairro Redonda, possui dois baldes de 100 litros, onde guarda água para beber e cozinhar. Segundo ela, após a implantação da unidade, a água chega à sua casa mais forte. No entanto, o líquido continua faltando durante a noite e, por isso, ela enche os reservatórios sempre que há necessidade. 

Maria do Rosário armazena água em dois baldes de 100 litros cada (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

“Um calor desse onde a gente mora é difícil aguentar muito tempo. A água que guardo serve para coisas básicas, beber, que a gente coloca no filtro, e cozinhar”, informa. 
Quem também reclama é a moradora do bairro Renascença, Sônia Maria Alves, que conta que precisou adquirir uma caixa de 1.000 litros, pois a caixa que possuía anteriormente, com metade da capacidade, não supria mais as necessidades de sua família. Ela revela que na região é comum faltar água à tarde. 
“Eu ainda não percebi uma melhora na minha rua. Ainda continua a falta de água, então acho que ainda falta muito para resolver o problema”, fala a moradora. 
 Aprovação 
Por outro lado, a dona de casa Lígia Cristina Nunes, moradora do bairro Renascença há cerca de 22 anos, comenta que, após a obra que aumenta o abastecimento na região, o problema de falta de água acabou. Segundo ela, quando faltava, as residências ficavam quase todo o dia sem abastecimento. Além disso, ela acrescenta que onde antes existia o cuidado de manter a caixa d’água sempre cheia, hoje o cenário é de reservatórios vazios, uma vez que a dona de casa não sofre mais com o problema. A moradora relata que, atualmente, não precisa mais encher a caixa d’água que possui, com capacidade de 300 L. 
“Quando tinha o problema, 16h faltava, aí só chegava às 22h. Antigamente, acumulava roupa para lavar, a gente tinha muito cuidado para não faltar água e hoje não tem mais preocupação, tem quase um mês que melhorou”, afirma. 
31 regiões já receberam investimentos 
A inauguração do booster – unidade de bombeamento de água – do Gbrande Dirceu aconteceu na manhã de ontem (24), com a presença de autoridades e lideranças comunitárias da zona Sudeste. Em funcionamento desde o final de setembro, o booster já beneficia 200 mil pessoas na região. 
De acordo com o governador Wellington Dias, já foram investidos cerca de R$ 140 milhões pela empresa Águas de Teresina para favorecer a população teresinense. Na Capital, 31 regiões foram beneficiadas com ações da empresa. 
 “Ano passado, nesse mesmo período, tínhamos que atender com carro pipa para fazer atendimento de urgência. Queremos que esse modelo permita que a gente saia da situação de uma capital atrasada nessa área, principalmente de esgotamento, a terceira pior do Brasil e a pior do Nordeste, e que daqui 5 anos possamos atingir uma primeira meta, acima de 60% de atendimento”, destaca o gestor do Estado. 
O presidente da Águas de Teresina, Italo Joffily, informou que os chamados por falta da água diminuíram 5% em relação ao ano passado, no mesmo período do B-R-O- -BRÓ. A implantação do booster tem a intenção de amenizar os efeitos da época que são registradas as maiores temperaturas. 
Booster fornece 600 mil litros a mais por hora 
Com o intuito de atender cerca de 200 mil pessoas que sofriam com problemas de falta de água no Dirceu, a empresa Águas de Teresina implantou, no último mês, uma unidade de bombeamento de água, que funciona desde o dia 26 de setembro. Com a ação, 600 mil litros de água por hora foram incrementados no abastecimento da região. 
Segundo José Ailton Rodrigues, diretor executivo da Águas de Teresina, o problema era a quantidade de água insuficiente para abastecer a região, especialmente em horários de pico de consumo ao longo do dia. Com a obra, a população dispõe de quase 60% mais água do era fornecido antes. 

Nova unidade está em funcionamento há um mês.

“Antes tinha vazão de um milhão e cem mil litros por hora; com essa obra, aumentamos para um milhão e setecentos, aumentamos quase 60% a quantidade de água dessa região. Aumentando essa quantidade de água e aumentando a vazão e a pressão, consegue regularizar o abastecimento; então, a população passa a ter água 24h por dia”, ressalta o diretor. 
 José Ailton aponta que os problemas de falta água foram totalmente sanados com a implantação do booster, mas existem problemas pontuais, como por exemplo vazamentos, que são comuns em sistema de abastecimento de água. “Acontecem problemas pontuais, tem vazamento, tem que interromper o abastecimento para fazer reparo. Com isso, nesse intervalo, vai faltar água inerente ao sistema de abastecimento, são problemas inerentes que aos poucos serão sanados”, acrescenta. 
Com previsão de ser concluída em 180 dias, a intervenção foi feita em 28 dias. Os bairros beneficiados com a instalação do booster são o Dirceu Arcoverde I e II, Renascença I, II e III, Parque Ideal, Novo Horizonte, Colorado, Gurupi, Alto da Ressurreição, Tancredo Neves, Itararé e Comprida. O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões.
Edição: Virgiane Passos
Por: Letícia Santos
Mais sobre: