Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores de condomínio do Vale do Gavião reclamam de falta d"™água

Eles dizem que a Águas de Teresina tem usado o sistema de abastecimento privado do condomínio para abastecer outros bairros vizinhos

27/07/2018 06:51

Os moradores de um resi­dencial que compreende sete condomínios localizados no bairro Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina, estão lidan­do diariamente com o desa­bastecimento de água. O pro­blema começou ainda no ano passado e foi resolvido após uma reunião com um repre­sentante da Águas de Teresina. Contudo, há cerca de um mês, voltou a faltar água na região.

Os condôminos relatam que receberam informações de que a Águas de Teresina, como res­ponsável pelo abastecimento da cidade, pode fazer modifica­ções na rede. No entanto, eles reclamam da interligação entre o sistema privado dos condo­mínios com a rede de abaste­cimento do restante do bairro.

Fernando Ribeiro é síndico de um desses condomínios e conta que os moradores rece­beram os apartamentos em fe­vereiro de 2016. No ato da en­trega, a construtora informou que os prédios tinham um sistema de abastecimento in­dependente. Este sistema fica­va externo aos condomínios, a aproximadamente 800 metros.

“Nunca teve problema e, quando a Águas de Teresina assumiu, passou a distribuir a água com os outros residen­ciais [vizinhos]. Esse sistema foi planejado pra abastecer só os condomínios. No ano pas­sado, mais ou menos em ju­lho, passamos a ter problema. Com essa interligação, o siste­ma passou a perder pressão”, conta.


Apartamentos localizados no último pavimento são os mais afetados pela baixa pressão da rede (Foto: Divulgação)

Segundo Fernando, a falta de água é mais rara no térreo e no primeiro andar, pois mes­mo com a pressão mais fraca, a água chega aos andares mais baixos. “Agora no terceiro piso, que é o último, praticamente é um dia sim [vindo água] e ou­tro não. Já entramos em conta­to com a Águas de Teresina e não acreditamos mais nas ex­plicações, porque o problema continua”, pontua.

Ele questiona ainda uma coincidência entre o período em que o problema de abaste­cimento começou com a che­gada de outros residenciais no bairro. Segundo ele, na mesma época, os condomínios passa­ram a enfrentar o problema da falta d’água.

Jocifran Carvalho é morador de um dos prédios e também reclama das condições de abas­tecimento de água no local. “O condomínio não faltava água. Por coincidência, começou a faltar assim que a Águas de Teresina começou a fazer tra­balho lá. Os poços foram cons­truídos para abastecer apenas o condomínio, que já com­preende 2 mil apartamentos”, reclama.

Águas de Teresina culpa vandalismo por desabastecimento

Procurada pela reportagem do Jornal ODIA, a Águas de Teresina informa que a região do Vale do Gavião é aten­dida por três poços tubulares profundos que, nas duas últimas semanas, foram alvos de vandalismo, fato este que com­prometeu o abastecimento regular em algumas áreas. A última ocorrência foi registrada ontem (26), conforme comu­nicado publicado em suas redes sociais. A empresa disse que alguns equipamen­tos foram roubados, comprometendo o abastecimento na região, que deveria ser normalizado até a noite de ontem.

Em vistorias anteriores realizadas no condomínio citado pela reportagem, a Águas de Teresina disse que foi ve­rificado que, quando ocorrem pausas no abastecimento, alguns moradores, especialmente os que residem nos blo­cos mais altos, ficam mais prejudicados porque o condomínio não conta com reserva adequada, conforme estabelece a NBR 5626. Esta norma trata da insta­lação predial de água, informando sobre a capacidade do reservatório, devendo este atender ao padrão de consumo de água por habitante do condomínio, con­siderando também a frequência e dura­ção de interrupções de abastecimento.


A empresa disse que alguns equipamentos foram roubados do sistema esta semana, comprometendo o abastecimento na região


Além de atuar na solução dessas si­tuações mais pontuais, a Águas de Te­resina reforça que já está em execução o planejamento para ampliação de todo o sistema que atende a zona Leste da Capital. Entre as ações, está a instalação de um novo booster, unidade de bom­beamento que irá ampliar a vazão da água tratada distribuída; perfuração de cinco novos poços tubulares profundos e conclusão da requalificação de todo o sistema já existente. Todas essas ações já estão sendo executadas para melhorar o atendimento às famílias durante o pró­ximo B-R-O-Bró.

A concessionária reforça ainda os seus canais de atendimento, sempre à dispo­sição dos teresinenses. Por telefone, o consumidor pode ligar gratuitamente no 0800 223 2000. A empresa dispõe ainda do 115; Whatsapp (98124-3199) e está presente nas redes sociais: Face­book, Instagram e Twitter.

Por: Ananda Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: