Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores do Alto do Vale protestam por posse de terreno na zona Leste

Os moradores ocupam o terreno próximo ao Vale do Gavião há 3 anos, e agora sofre com a ameaça de saírem do local.

09/05/2018 14:15

Um grupo de aproximadamente 50 moradores da ocupação Alto do Vale, localizada próximo ao bairro Vale do Gavião, na zona leste de Teresina, se reuniu nesta manhã (9 para reivindicar a posse do terreno ocupado. Os moradores seguiram em passeata da Frei Serafim para a entrada do Palácio de Karnak, onde tentam uma reunião com o governador Wellington Dias (PT).


Foto: Assis Fernandes/ODIA

Segundo um dos organizadores do movimento, Douglas Moraes, há cerca de três anos um grupo de populares ocupou o terreno, que parte é privada e parte é da prefeitura, e construiu suas casas no local. "Agora, a proprietária do terreno quer ele de volta, porque ele está valorizado, mas o pessoal não quer sair. Lá tem creche, tem escola, tem posto de saúde por perto, tem toda uma estrutura que permite a nossa permanência", explica Douglas.

Ele também comentou que os moradores já tiveram outras reuniões na Prefeitura de Teresina, mas que a única solução encontrada foi realoca-los para outra ocupação localizada próximo à região do bairro Santa Maria, na zona norte da cidade. Os moradores recusaram a proposta.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

A doméstica Milena Silva mora há mais de um ano no Alto do Vale e diz que não quer se mudar da ocupação porque já tem uma casa no local e não tem condições de começar tudo do zero. "Se eu for para a zona norte eu não vou ter nada e nem condições de construir tudo de novo", conta.

Douglas Moraes cobra da prefeitura condições mínimas de moradia na zona norte. “Lá não tem nada e a maioria das pessoas estão desempregadas, então o morador não pode abandonar a sua casa e ir para um lugar que só tem a terra. Queremos que o governador intervenha nisso", esclarece o organizador do movimento. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA

A superintendência de relações sociais do governo do estado informou que um representante foi enviado para conversar com os moradores e que uma reunião será marcada.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: