Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nível dos rios aumenta e arrisca alagar casas na zona Norte

Em períodos intensos de chuva os moradores da zona norte correm o risco de serem afetados com enchentes, como aconteceu em 1985, 2008 e 2009.

28/03/2018 09:54

“Tentamos manter viva a esperança que nada vai acontecer”, disse o aposentado Juarez da Silva, de 62 anos, que acordou na manhã desta quarta-feira (28) com o quintal inundado pela água da chuva de ontem à noite. Os moradores da zona norte estão em alerta. Por conta das recentes chuvas na cidade, houve um aumento no nível da água dos rios Poti e Parnaíba, o que contribui para alagamentos nas residências da região. 


Juarez da Silva mora na zona norte com a esposa há mais de 15 anos. (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

A dona de casa Rosana Galvão, de 43 anos, que mora há 24 anos na Avenida Boa Esperança, conta que sua família está apreensiva com a situação. “Nunca chegamos a sair daqui, mas sempre que o rio sobe, dá um certo medo. A gente aprende, nem que não queira, a lidar com isso”. 

Em períodos intensos de chuva, os moradores da zona norte correm o risco de serem afetados com enchentes, como aconteceu em 1985, 2008 e 2009. Para proteção dos moradores existe o dique do Parnaíba. 


Restaurante Flutuante, localizado no Parque Encontro dos Rios (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

O aposentado Juarez da Silva mora na zona norte de Teresina há 15 anos. “Em 2009, a casa da minha sogra, que fica aqui do lado, teve a parede comprometida. Em período de chuva sempre ficamos atentos. De certa forma ainda estamos tranquilos. O medo é chover mais e o dique romper. Se isso acontecer será complicado para gente. Esperamos que dê tudo certo. A gente se apega na fé”, afirma.

Com o aumento do nível dos rios, o Restaurante Flutuante, localizado no Parque Encontro dos Rios, foi parar em cima da escadaria que dá acesso ao local, mas o atendimento não foi afetado.

O aumento do nível do rio é causado pela cheia da barragem de Boa Esperança, que fica na cidade de Guardalupe, região centro-sul do Piauí. 

De acordo com o representante da Defesa Civil Municipal, o tenente Sebastião Domingos, a região da zona norte está sendo monitorada desde o inicio do período de chuvas na capital. “Aquela região próxima aos rios não deveria ser habitada. A população foi alertada da possibilidade de alagamento, inclusive, foram orientados a procurar um local para se mudarem caso o nível do rio aumente mais”, disse. 

O tenente garante que o dique do Parnaíba está sendo monitorado de perto e não possui risco na estrutura.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Geici Mello
Mais sobre: