Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O Dia TV apresenta regras e sorteios de debate para assessores de candidatos

Ao todo, dez candidatos vão participar do encontro. Confira todos as regras e sorteios do debate da O Dia TV, Canal 23.1, que acontece na próxima quinta-feira (08), às 20h30

05/10/2020 17:39

Assessores dos candidatos à prefeitura de Teresina participaram nesta segunda-feira (05) de uma reunião na sede do Sistema O Dia de Comunicação para conhecer as regras e os sorteios do debate da O Dia TV, Canal 23.1, que será realizado ao vivo na próxima quinta-feira (08), às 20h30. Ao todo, dez candidatos vão participar do encontro.

São eles pela ordem alfabética: Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL) a confirmar por causa do diagnóstico positivo para o coronavírus  , Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Gessy Fonseca (PSC), Kleber Montezuma (PSDB), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego Melo (Patriota), Mário Rogério (Cidadania) e Simone Pereira (PSD).

Foto: Elias Fontenelle/ Jornal O Dia. 

Regras

Conforme as regras, foram convidados todos os candidatos considerados aptos pela legislação eleitoral filiados a partidos políticos ou coligação com representação igual ou superior a cinco parlamentares na câmara dos deputados.

Cada candidato poderá ser acompanhado de dois assessores, que poderão participar do debate in Loco.

O Debate na O Dia TV terá quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá três minutos para apresentar um síntese de seu plano de governo, tendo como ordem de apresentação sorteio realizado pelo mediador. Caso algum outro candidato sentir-se ofendido, terá a prerrogativa de solicitar a bancada jurídica presente o direito de resposta, que será imediatamente julgada por maioria de votos e com o tempo máximo de um minuto.

Foto: Elias Fontenele/ Jornal O Dia. 

Já no segundo bloco, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para outro, sendo definido quem pergunta e quem responde por sorteio. O tempo da pergunta será de um minuto enquanto quem for responder terá dois. A réplica e tréplica respectivamente terão limite máximo de um minuto cada.

No 3º bloco, o candidato deverá responder uma pergunta com tema livre, feita em vídeo por popular escolhido anteriormente pela equipe do Sistema O Dia de Comunicação e terá dois minutos para formulação da resposta. Todos os candidatos verão a pergunta em vídeo e logo após a exibição será escolhido por sorteio. Caso algum outro candidato se sinta ofendido, terá a prerrogativa de solicitar a bancada jurídica presente, o direito de resposta, que será imediatamente julgada por maioria de votos e com o tempo máximo de um minuto.

No 4º e último bloco será dado a cada candidato 90 segundos para proferir suas considerações finais. Não podendo ele pedir diretamente voto ao eleitor, respeitando as leis eleitorais em vigor.

O QUE NÃO PODE SER FEITO DURANTE O DEBATE

Não será aceito incitações a violência, a intolerância ou o preconceito contra outros, sob nenhum pretexto;

Os candidatos não podem exibir para as câmeras qualquer tipo de documento, panfleto ou texto, ainda que manuscrito;

Foto: Elias Fontenelle// Jornal O Dia. 

Não será permitido que os candidatos falem fora de hora;

O Sistema O Dia de Comunicação pede aos participantes respeitem a opinião alheia, qualquer que seja. E mantenham-se no tema e no campo dos argumentos.

Posição dos candidatos foi escolhida por sorteio

Os dez candidatos ficarão de lado um para o outro em formato de ‘U’ respeitando o distanciamento social para conter a transmissão do novo coronavírus. Eles só poderão falar quando tiver no púlpito.

Conforme o sorteio, Gessy Fonseca ocupará a cadeira de número 1, Major Diego Melo a 2, Dr Pessoa a 3, Fábio Sérvio a 4, Kleber Montezuma 5, Lucineide Barros 6, Fábio Novo 7, Fábio Abreu 8 (a confirmar), Mário Rogério 9 e Simone Pereira 10. A distribuição das cadeiras por números  é da esquerda para a direita. 

Caso tenhamos número ímpar de candidatos presente no debate, será devolvido a urna de resposta o nome de todos os candidatos para um novo sorteio, que será realizado pelo mediador, para responder a última pergunta.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: