Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Período chuvoso irregular pode prejudicar a agricultura, avalia climatologista

Municípios ao Norte do Piauí concentram as precipitações mais intensas, enquanto as cidades mais ao Sul têm chuvas abaixo da média.

21/03/2019 06:52

O mês de março tem tido bons volumes de chuva, sobretudo em Teresina e em algumas cidades da região Norte do Estado. Apesar dos intervalos de dias sem chuva, o período chuvoso deve se estender até o mês de maio. 

Segundo o climatologista Werton Costa, os municípios do Norte e Centro Norte do Piauí têm acumulado chuva entre normal e ligeiramente acima do nor mal. Já os municípios do Sul do Estado têm apresentado chuva abaixo do nível da normalidade. 

Cidades do semiárido, como Caracol, Picos, São Raimundo Nonato e São João do Piauí, estão com índices de chuva muito abaixo da média. Em São João do Piauí, este mês choveu menos que 10 mm, quando a média de março para esta cidade é de 143 mm. Em Caracol, o índice de chuva não chegou a 5 mm e a média do mês é de 126 mm. Na cidade de Picos não chegou a 20 mm e a média é 176 mm. 


Capital atingiu 75% da média de chuvas esperadas para março - Foto: Elias Fontinele/O Dia

“Teresina é uma cidade que está tendo melhor desempenho, com média de 286 mm e está com 215 mm, atingindo 75% Capital atingiu 75% da média de chuvas esperadas para março da média esperada para o mês de março. Observamos que a chuva realmente está concentrada na região Norte. A campeã de chuva é a cidade de Batalha, com 291 mm de chuva”, conta. 

Essa irregularidade no período chuvoso se deve ao El Niño, que está mais fraco do que o esperado. Esse fenômeno retira a chuva do Nordeste e concentra no Sul e Sudeste do País. De acordo com o climatologista, se o fenômeno estivesse mais forte, não estaria chovendo em Teresina o volume que está sendo captado. 

“Temos registrado chuvas mais fortes e até com bastante vento, mas quando vamos computar o que realmente caiu, elas não são expressivas e, por isso, que a tendência é que as chuvas no próximo mês fiquem entre normal e abaixo disso, dificilmente superando. Para alguns cultivos, isso é suficiente, mas para outras práticas agrícolas não será suficiente e as lavouras poderão sofrer com a falta de água”, comenta Werton Costa

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: