Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura e Equatorial firmam parceria para evitar queda de árvores na rede elétrica

A proposta é desenvolver uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da poda das árvores

06/01/2021 11:30

A manhã de hoje (06) foi de reunião no Palácio da Cidade de Teresina. O prefeito da Capital, Dr. Pessoa, se reuniu com o presidente da Equatorial Piauí, Maurício Velloso, solicitando providências sobre o abastecimento de energia elétrica e o transtorno sofrido pelos teresinenses no dia 31 de dezembro de 2020, véspera de ano novo, quando diversos bairros ficaram sem abastecimento de energia após um forte temporal.

Leia também: ANEEL cobra explicações da Equatorial sobre apagão que atingiu 71 mil imóveis 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Elisabeth Sá, destacou que desde ontem (05) a prefeitura mantém contato com a Equatorial Piauí, no sentido de desenvolverem uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da poda das árvores, a fim de evitar que elas caiam durante ventanias e tempestades.

“Nós do poder público não podemos adentrar aos terrenos particulares e boa parte dos das árvores que caíram estavam nesses terrenos. Temos que conscientizar as pessoas a necessidade de podar as árvores e manutenção delas em seus terrenos. Será uma campanha para que as pessoas saibam dos riscos se uma árvore cair, seja em uma pessoa, na rede elétrica, entre outros”, explicou.

Outro acordo firmado entre a concessionária e o órgão municipal é fazer o replantio das quase 300 árvores que caíram durante a tempestade do dia 31. A proposta é replantar essas mudas em locais corretos e com a espécie mais adequadas para cada local. As mudas serão cultivadas nos viveiros administrados pela Prefeitura de Teresina.

(Foto: Divulgação/Andressa Sipaúba)

Leia também: Moradores das zonas Leste e Sudeste estão há mais de 40 horas sem energia 

Dr. Pessoa enfatizou que esse é um momento de fazer um plano preventivo, de forma a minimizar os possíveis transtornos para a população, especialmente no que se refere à poda de árvores e retirada de galhos que atinjam a rede elétrica.

“Nós temos que dar satisfação ao povo, principalmente os mais vulneráveis. Temos que melhorar a prevenção para que essas situações não aconteçam, mas, se acontecer, que seja de uma forma mais moderada. Queremos trabalhar em parceria pública-privada, mas respeitando sempre o povo”, enfatiza.

Após ouvir as demandas, Velloso explicou que a Equatorial-PI tem tomado todas as medidas no intuito de evitar novos transtornos e se comprometeu a melhorar a qualidade da prestação do serviço aos teresinenses. “Estamos completamente à disposição para evoluirmos na prestação de serviço de energia elétrica, que com certeza é uma fonte fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer cidade e estado”, garantiu.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: