Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Samu Teresina registra apenas dois trotes nos três primeiros meses de 2023

No ano passado, ao todo, foram 24 chamadas falsas.

09/04/2023 15:24

Dados divulgados nesta semana pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina revelam que - de janeiro até a primeira semana de abril - foram registradas apenas duas ligações caracterizadas como trote. No ano passado, ao todo, foram 24 chamadas falsas.


LEIA TAMBÉMAumento de trotes prejudica atuação da Defesa Civil de Teresina 

Foto/Arquivo/ODIA 

O diretor geral do Samu Teresina, Eliel dos Santos, informou que a queda nos casos de trotes acontece devido à divulgação massiva de informações por parte da imprensa sobre os malefícios dessas chamadas que impactam diretamente nas ocorrências. 


“Existe sensibilização com informações de que não se deve ter esse tipo de comportamento. Casos de trotes implicam em atraso nas ocorrências, desgaste nas equipes e dificulta o atendimento a quem realmente está necessitando”, analisa. 


O gestor ressalta ainda a capacitação dos profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para identificar os trotes.


“Os profissionais que atendem as ligações fazem perguntas específicas para checar dados e algumas são identificadas logo no início que não são para ocorrências reais”, finaliza.



 


Mais sobre: